Notícias

eleições municipais

Tabajara inicia entrevistas na capital

publicado: 23/07/2024 09h41, última modificação: 23/07/2024 09h41
Seis pré-candidatos a prefeito falarão sobre educação, saúde, segurança, mobilidade urbana, entre outros temas
Suely Gonçalves e Ivyna de Souto © Edson Matos (4).JPG

Suely Gonçalves e Ívyna Souto comandam o ciclo de sabatinas, que vai ao ar na frequência 105,5 FM e em canal do YouTube | Foto: Edson Matos/Arquivo A União

por Filipe Cabral e Tiago Bernardino*

Começa hoje o primeiro ciclo de entrevistas da Rádio Tabajara 105,5 FM com os pré-candidatos a prefeito de João Pessoa nas Eleições Municipais 2024. Cada um deles terá tempo e condições iguais de participação. As entrevistas serão realizadas ao vivo, no estúdio da emissora, durante o programa Fala Paraíba, com apresentação de Ívyna Souto e Suely Gonçalves, a partir do meio-dia. A entrevista também será transmitida no canal da Rádio Tabajara no YouTube.

O primeiro entrevistado será o deputado federal e pré-candidato pelo Podemos, Ruy Carneiro. De acordo com a emissora da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), o candidato terá 45 minutos corridos para responder perguntas sobre os seguintes eixos temáticos: ações sociais, meio ambiente, moradia, emprego e renda, infraestrutura, mobilidade urbana, segurança, educação e saúde. A quantidade de temas abordados em cada entrevista dependerá do tempo utilizado pelo candidato em cada resposta.

As entrevistas ainda terão espaço reservado para a participação dos ouvintes. Além das questões apresentadas pelas entrevistadoras, cada candidato deverá responder a três perguntas enviadas previamente pelo público.

Agenda

Após Ruy Carneiro, serão entrevistados: Celso Batista (PSol), na quarta-feira (24); Cícero Lucena (Progressistas), na quinta-feira (25); Yuri Ezequiel (UP), na próxima segunda-feira (29); Luciano Cartaxo, na terça-feira (30); e Marcelo Queiroga, na quarta-feira (31).

Inicialmente, na sequência definida por sorteio, o primeiro entrevistado seria Luciano Cartaxo, na segunda-feira (22), e a entrevista com Marcelo Queiroga seria na sexta-feira (26). No entanto, a pedido dos dois pré-candidatos, que precisaram viajar, as datas foram remarcadas.

Partidos começam a homologar candidaturas em convenções

O prazo para as realizações das convenções começou no último sábado (20). Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, é um dos municípios onde já foi dada largada na corrida eleitoral. O Avante e o Progressistas homologaram, no domingo (11), a candidatura de André Coutinho e de Camila Holanda a prefeito e a vice-prefeita, respectivamente. 

Saiba Mais
Após as convenções, os partidos precisam enviar ata à Justiça Eleitoral, por meio do Módulo Externo de Registro de Candidatura (Candex). De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até as 16h de ontem, haviam sido registradas atas de convenções em 29 municípios paraibanos. São eles: Água Branca, Alagoa Nova, Bayeux, Belém, Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Boa Ventura, Boa Vista, Brejo dos Santos, Cabedelo, Conde, Cuité, Cuité de Mamanguape, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Joca Claudino, Lagoa, Mãe D’Água, Piancó, Princesa Isabel, Santo André, Serraria, Soledade, São Domingos, São Domingos do Cariri, São José de Princesa, São José do Brejo do Cruz, São José dos Cordeiros

André Coutinho é apoiado pelo atual prefeito da cidade portuária, Vitor Hugo (Avante). A sua parceira de chapa é esposa do deputado federal Mersinho Lucena (PP) e nora do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).

Quem colocou o nome como pré-candidato a prefeito em Cabedelo, para enfrentar André Coutinho nas urnas, foi o deputado estadual Wallber Virgolino, pelo PL. De acordo com Wallber, a convenção está prevista para ocorrer no dia 4 de agosto.

Capital

Em João Pessoa, o Progressistas agendou a convenção que homologará a candidatura à reeleição a prefeito de Cícero Lucena para o dia 5 de agosto. Na mesma data, está prevista a convenção do Podemos, que tem o deputado federal Ruy Carneiro como pré-candidato a prefeito.

O PT agendou a convenção para o próximo domingo (28), quando deve referendar o deputado estadual Luciano Cartaxo e Amanda Rodrigues, como candidatos a prefeito e a vice-prefeita.

Um dia antes, no sábado (27), o PSol deve realizar convenção e pôr fim à disputa interna sobre a candidatura própria. Até então, Celso Batista é apontado como provável pré-candidato, mas há possibilidade de o partido desistir da disputa.

Já o PL e o Novo homologam a candidatura de Marcelo Queiroga e de Sérgio Queiroz, como candidatos a prefeito e a vice-prefeito, respectivamente, no dia 3 de agosto.

O Jornal A União não conseguiu informações sobre a convenção do UP em João Pessoa, que tem Yuri Ezequiel como pré-candidato a prefeito.

Grande João Pessoa

Na Região Metropolitana de João Pessoa, algumas convenções já possuem data marcada. O PSB deve oficializar a candidatura de Tacyana Leitão em Bayeux, no dia 1o de agosto. Em Santa Rita, o PP lança Jackson Alvino no dia 3 de agosto, e o Republicanos homologa a candidatura de Nilvan Ferreira no dia 4 de agosto.

Campina Grande

Na Rainha da Borborema, o União Brasil agendou a convenção para a indicação de Bruno Cunha Lima como candidato à reeleição a prefeito para o dia 4 de agosto.

O PSB, que tem o médico Jhony Bezerra, como pré-candidato a prefeito, fará a convenção no dia 5 de agosto, mesmo dia da convenção do Podemos, do deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.

O PDT agendou a convenção para o dia 3 de agosto, onde será definida a candidatura de André Ribeiro a prefeito. A Federação Brasil da Esperança — que reúne o PT, PCdoB e PV — e o PSD não informaram a data da convenção.

MPPB emite nova recomendação a conselheiros tutelares

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) expediu recomendação sobre a vedação dos conselhos tutelares quanto ao exercício de propaganda político-partidária nos municípios de Sousa, Aparecida, Joca Claudino, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Poço Dantas, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Uiraúna e Vieirópolis. O documento foi assinado pela 2a promotora de Justiça de Sousa (em substituição), Fernanda Pettersen Lucena.

Interação
Sabatinas terão espaço reservado para participação dos ouvintes. Cada candidato responderá a três perguntas enviadas pelo público

Segundo o texto, os conselheiros tutelares não poderão realizar propaganda política nas dependências do órgão, nem utilizar indevidamente a sua estrutura para realização de atividades político-partidárias. Além disso, devem evitar a  realização  de vídeo, áudio ou qualquer  meio  fotográfico ou audiovisual com candidatos durante o período eleitoral.

Também foi recomendado que os conselheiros evitem, quando estiverem participando de passeatas, carreatas ou manifestações correlatas, qualquer anúncio que os identifiquem como conselheiro tutelar. Eles ainda devem evitar manifestações de apoio a candidatos em redes  sociais com a utilização explícita da palavra “conselheiro tutelar”, de forma a não deixar dúvida de se tratar de manifestação pessoal, desconectada do cargo.

Na recomendação, a promotora destaca que, embora não seja vedada a livre manifestação político-partidária por membro do conselho tutelar, é razoável que ela seja realizada com moderação, discrição e comedimento.

Recomendações para conselheiros tutelares já haviam sido emitidas, na semana passada, pelo 2o promotor de Justiça de Itaporanga, Renato Martins Leite, para os municípios de Itaporanga, São José de Caiana, Serra Grande, Curral Velho, Pedra Branca, Diamante e Boa Ventura.

Profissionais não poderão usar itens que identifiquem o órgão ao participarem de atos de campanha partidária

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de julho de 2024.