Notícias

sessão extraordinária

TCE dá posse a Deusdete e a Taciano

publicado: 26/03/2026 09h15, última modificação: 26/03/2026 09h15
Solenidade reuniu autoridades como o governador João Azevêdo e o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta
Dois novos Conselheiros Tribunal de Contas_f. evandro  (20).JPG

Novos conselheiros firmaram compromisso de defender o bem público, como preconizam a Carta Magna de 1988 e a Constituição do Estado da Paraíba | Foto: Evandro Pereira

por Paulo Correia*

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) empossou, ontem (25), os dois novos conselheiros da Corte: o ex-secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, e o ex-deputado estadual Taciano Diniz. A cerimônia foi realizada durante sessão extraordinária e contou com a presença do governador João Azevêdo; do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos); do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos); e de outras autoridades.

Ao assumir o cargo, Deusdete Queiroga afirmou que as Cortes de Contas representam órgãos essenciais ao controle externo da administração pública, “responsáveis por assegurar que os recursos arrecadados da sociedade sejam aplicados com legalidade, eficiência, transparência e foco no interesse coletivo”.

“Ao fortalecer o controle, fortalecemos também a confiança do cidadão nas instituições, contribuímos para a construção de um estado mais eficiente, justo e transparente. E é nesse contexto que assumo, perante esta Casa e o povo paraibano, o compromisso de desempenhar, com retidão e espírito público, as atribuições inerentes ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba”, declarou.

Taciano Diniz, por sua vez, disse considerar sua entrada na Corte de Contas como “mais um grande desafio e uma importante missão”. O novo conselheiro destacou, ainda, a importância da harmonia entre os Poderes e adiantou que sua atuação será pautada na “educação, mas também na fiscalização rigorosa, almejando que os gestores transformem o dinheiro público em qualificados serviços para o povo paraibano”.

“Reforçaremos a importância da parceria institucional através da educação e do diálogo permanente com Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Governo do Estado, Assembleia Legislativa da Paraíba e entidades sem fins lucrativos, visando à melhoria da gestão pública dos jurisdicionados”, ratificou.

O presidente do TCE-PB, o conselheiro Fábio Nogueira, afirmou que tem uma expectativa otimista sobre os recém-chegados, defendendo que eles “possam atender às melhores expectativas e honrar as tradições dos conselheiros, que deixam uma marca de contribuição ao estado da Paraíba”.

“Eu penso que a Assembleia Legislativa do estado foi muito feliz; [Deusdete e Taciano] são dois nomes cujos currículos preenchem todos os requisitos previstos na responsabilização constitucional e infraconstitucional”, concluiu.

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) é composto por sete conselheiros. Conforme estabelecem a Carta Magna de 1988 e a Constituição Estadual, quatro membros são escolhidos pela Assembleia Legislativa e três pelo governador do Estado.

Autoridades

Para o governador João Azevêdo, a posse dos novos conselheiros representa uma conquista da população. “O Estado perdeu um grande secretário, a Assembleia perdeu um grande deputado, mas o Tribunal de Contas ganhou, com certeza, dois grandes conselheiros”, disse o gestor.

O chefe do Executivo estadual mencionou a “capacidade técnica, lealdade e dedicação ao trabalho” de seu ex-secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos como características fundamentais para o exercício do cargo de conselheiro.

“Se você desempenhar com a mesma força que você desempenhou todos os cargos públicos por onde você passou, você será um extraordinário conselheiro, formando e ajudando essa Corte. Não tenho dúvida nenhuma disso. Posso atestar, porque convivemos, em todos esses anos, nesse trabalho de construção dessa Paraíba que, hoje, eu tenho certeza, orgulha todos nós”, acrescentou.

João Azevêdo também declarou que Taciano Diniz leva para a Corte de Contas “o mesmo empenho, dedicação e força com que defendeu os interesses do povo da Paraíba na Assembleia”.

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, ressaltou a importância da indicação de dois sertanejos para compor a Corte.

“Deusdete tem uma longa trajetória no serviço público do nosso estado, ocupando cargos de relevância e agindo com muita responsabilidade, grande rigor técnico e sensibilidade política. E o conselheiro Taciano, um amigo ainda de faculdade, um colega médico como eu, também com muita sensibilidade, honrando os seus compromissos e, com certeza, chegará a este tribunal para também colaborar com as decisões que aqui serão tomadas”, reiterou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de março de 2026.