Notícias

Transposição: secretário nacional faz palestra no MPPB

publicado: 23/10/2017 00h21, última modificação: 23/10/2017 00h21
transposição.jpg

Projeto de Integração possui 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte) e visa garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios - Foto: Ernane Gomes

tags: transposição , Rio São Francisco , ministério público da paraíba , mppb


Redação com Assim-MPPB

O secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua de Deus Andrade, fará uma palestra nesta segunda-feira (23) no Ministério Público da Paraíba (MPPB), sobre o projeto de integração e transposição das águas do Rio São Francisco. O evento ocorrerá no auditório da sede do MPPB, em João Pessoa, às 8h30.

Após a palestra, haverá uma reunião. Além de membros do MPPB, foram convidados para o evento representantes dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Trabalho (MPT), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), da Assembleia Legislativa (ALPB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), da Agência Nacional das Águas (ANA) e do Ibama.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) possui 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte) e visa garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O empreendimento engloba a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, nove subestações, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis.

As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco no Eixo Leste atravessam os municípios pernambucanos de Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia; e em Monteiro, na Paraíba. Já no Eixo Norte: Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante (PE); Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro (CE); em São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras (PB).