Notícias

CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

TRE-PB convoca 54,5 mil eleitores

publicado: 30/07/2025 08h47, última modificação: 30/07/2025 08h47
Mensagem enviada por WhatsApp informará dia e horário em que o cidadão deve realizar o procedimento
Biometria © Marcos Russo_Arquivo A União.JPG

Impressões digitais são armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas | Foto: Marcos Russo/Arquivo A União

Mais de 54 mil eleitores da Paraíba receberão, até amanhã, uma mensagem de convocação para realização do cadastramento biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A comunicação acontece via WhatsApp, pelo número (83) 3512-1500.

A confirmação de que se trata de um aviso originado da Justiça Eleitoral pode ser feita a partir da presença do sinal de certificação (ícone azul) — também conhecido como selo de verificado —, posicionado ao lado do nome do contato “Tribunal Regional Eleitoral – PB”. Abaixo da mensagem, há uma opção chamada “Tenho dúvida”, a qual o eleitor pode acessar caso queira falar com um atendente.

Na última sexta-feira (25), o TRE-PB divulgou que cerca de 150,6 mil pessoas estão com o cadastro biométrico em aberto no estado. Desses, 119.192 — ou seja, 79,13% do total — têm idade igual ou inferior a 24 anos. João Pessoa lidera o ranking de pendências, com 30.866 casos, seguido por Campina Grande, com 15.329, e Santa Rita, com 5.478.

“Esses eleitores não fizeram a biometria por causa do período da pandemia, pois esse serviço ficou sem ser realizado nos anos de 2020, 2021 e 2022”, explica o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, corregedor eleitoral.

Segundo o coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos do TRE-PB, Charles Oliveira, as convocações começaram ontem. “Nessa primeira etapa, estamos contemplando, aproximadamente, 54.500 eleitores. O eleitor receberá, na mensagem, o período no qual terá que comparecer ao cartório eleitoral ou à central de atendimento para efetuar a coleta de suas biometrias”, detalhou.

A coleta biométrica é feita durante o atendimento presencial nos cartórios eleitorais e também é exigida nos casos de transferência de domicílio eleitoral ou atualização de dados cadastrais. O procedimento é realizado em qualquer Cartório Eleitoral.

Tecnologia

A biometria permite a confirmação da identidade por meio das impressões digitais, armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas. A tecnologia foi incorporada às eleições brasileiras em 2008, levando mais segurança e autenticidade ao processo eleitoral.

Órgão altera expediente a partir de sexta-feira

A partir da próxima sexta--feira (1o), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) terá novo horário de expediente: das 7h às 14h, de segunda a sexta-feira. A mudança vale para a Secretaria do Tribunal, em João Pessoa, e para as Zonas Eleitorais da capital e de Campina Grande. A medida tem como objetivos principais promover economia de energia, otimizar o uso da estrutura física e integrar o funcionamento das unidades da Justiça Eleitoral no estado.

Com a alteração, espera-se uma economia de, aproximadamente, R$ 280 mil — em anos não eleitorais — e de R$ 170 mil — em anos de eleição — apenas com a redução no consumo de energia elétrica. A iniciativa alinha-se, também, ao Plano de Logística Sustentável do TRE-PB, que prevê a racionalização do uso de recursos e a adoção de práticas mais ecológicas. A economia gerada poderá ser revertida em melhorias para as Zonas Eleitorais, como reformas e modernizações estruturais.

Além do impacto financeiro, o novo horário busca fortalecer a relação entre 1o e 2o Graus da Justiça Eleitoral paraibana, facilitando a comunicação entre cartórios e sede e promovendo maior eficiência administrativa.

Segundo o presidente do TRE-PB, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o funcionamento unificado garantirá mais agilidade no atendimento às demandas internas e externas, beneficiando tanto servidores quanto a população.

“A mudança trará um expediente mais eficiente, sustentável e adequado às necessidades da instituição e da sociedade. É uma medida construída com diálogo e responsabilidade”, afirmou.

A mudança foi aprovada por unanimidade pelos membros da Corte Eleitoral, durante a 42a Sessão Ordinária, realizada em 26 de junho de 2025. A proposta foi apresentada pelo presidente do TRE-PB e construída em diálogo com as entidades representativas dos servidores. No dia anterior à sessão, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho reuniu-se com o representante do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado da Paraíba (Sindjuf-PB), Perivaldo Rocha Lopes, e com o presidente da Associação dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral (ASSTRE), Fábio de Souza Pereira, para apresentar a proposta e ouvir as considerações das categorias.

Acesse o link e no campo “Consultar situação eleitoral” saiba se possui pendências

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de julho de 2025.