zona de conflito

Três paraibanas esperam por resgate

publicado: 10/10/2023 09h42, última modificação: 10/10/2023 09h42
Governo do Estado disponibilizou linha direta de contato com pessoas que estão em solo israelense e palestino

por Iluska Cavalcante*

O Governo do Estado registrou o número de cinco paraibanos presentes em Israel em meio ao conflito com o Hamas. Destes, dois já voltaram ao Brasil e outros três estão com os nomes incluídos para retornarem no primeiro avião da FAB enviado para resgatar brasileiros. As informações foram confirmadas ontem pelo secretário de Representatividade Institucional da Paraíba, Adauto Fernandes.

De acordo com ele, os paraibanos que procuraram o apoio do Estado são um casal de Sousa, que retornou em segurança; duas turistas, que estão em Jerusalém acomodadas em um hotel, e uma residente de Campina Grande que estava com retorno marcado para amanhã (11).

O casal foi identificado como o vice-prefeito de Sousa, Zenildo Oliveira, e a esposa, Yohana Silveira Oliveira. Em suas redes sociais, eles compartilharam a alegria de conseguir deixar Israel após o país sofrer um ataque terrorista do grupo militante islâmico Hamas.

“Só Deus mesmo! Só gratidão por estar aqui, por estarmos bem, pelo livramento!”, escreveu a esposa do vice-prefeito quando a família ainda estava em São Paulo, no último domingo, se preparando para retornar à Paraíba.

Avião da FAB

Na manhã de ontem, Adauto Fernandes se reuniu com Álvaro Albert Safargundes, representante consular, ocasião em que os os nomes das três paraibanas foram adicionados à lista de repatriação. Até o fechamento desta edição, uma aeronave da FAB, que partiu do Brasil, aguardava em Roma autorização para seguir a Israel.

“Além deste voo, outras duas aeronaves chegam ainda hoje (ontem) com a missão de repatriar brasileiros, incluindo as três cidadãs paraibanas que entraram em contato com nossa secretaria”, informou Adauto.

Ações do Governo do Estado
O Governo da Paraíba disponibilizou uma linha direta de contato entre os paraibanos que estão em solo israelense e palestino para que possam receber a assistência devida. O telefone de WhatsApp 61 99136-8348 foi disponibilizado pela Secretaria de Representatividade Institucional, em Brasília, e pode ser utilizado por aqueles que desejam ajuda para retornar à Paraíba.

“Diante dos recentes ataques do Hamas a Israel, a preocupação com os cidadãos paraibanos residentes ou em viagem por este país aumentou significativamente. O Governo da Paraíba, ativo e atencioso com seus cidadãos, tem desenvolvido esforços consideráveis para identificar e auxiliar todos os paraibanos em Israel”, diz nota enviada pela secretaria.
O secretário Adauto Fernandes ressaltou, ainda, que busca informações sobre paraibanos com as embaixadas da Palestina, Síria e Líbano.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de outubro de 2023.