O vereador Tibério Limeira (PSB) cobrou medidas que garantam existir a participação popular na construção do plano diretor da cidade de João Pessoa. Com relação a isso, o parlamentar citou em tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (10), a carta-manifesto oriunda das experiências no Seminário Cidades Democráticas, realizado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), semana passada. O parlamentar citou o um documento encaminhado ao Executivo como algo a ser considerado para ajudar a imprimir a participação coletiva nos assuntos da Capital.
Tibério Limeira ressaltou a realização, no Seminário Cidades Democráticas, de cinco mesas temáticas sobre autogestão de comunidades, planejamento e participação popular, cidades e tecnologia, além de acessibilidade e transparência na gestão pública.
“As intervenções resultaram numa carta-manifesto, dirigida à prefeitura, a partir daquilo que vivenciamos e discutimos. Ainda tivemos uma palestra de encerramento, com o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, que falou sobre a participação popular na construção da cidade, mais especificamente na elaboração do plano diretor do município”, lembrou Tibério Limeira.
De acordo com o vereador, “foram momentos bastante produtivos em que a CMJP se colocou como protagonista, à frente da articulação e organização das atividades, realizadas em conjunto com a Prefeitura”, relatou. Na ocasião, ele agradeceu a participação, nas nas atividades do Seminário, de entidades como a OAB-PB, Movimento Minha Jampa, CAU-PB, aos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo da UFPB e Iesp, integrantes também do Fórum Participativo.