Notícias

Vereadores de JP discutem primeiros 100 dias do mandato de Cartaxo

publicado: 12/04/2017 00h05, última modificação: 12/04/2017 09h37
tibério.jpg

O vereador Tibério Limeira (PSB) afirmou que a oferta de medicamentos nas Unidades de Saúde da cidade piorou na gestão do atual prefeito - Foto: Divulgação/CMJP

tags: luciano cartaxo , 100 dias de mandato , câmara de joão pessoa , debate

 

A marca de 100 dias do segundo mandato do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), gerou debate entre vereadores de situação e oposição na Câmara de João Pessoa. O embate foi puxado pelo vereador Tibério Limeira (PSB), alegando que a cidade não tinha o que comemorar na passagem da data. “O que temos a comemorar nos 100 dias de Cartaxo?”, questionou o vereador de oposição. Quem saiu na defesa da gestão foi o vereador Bosquinho (PSC), afirmando que a oposição se esforça para desvalorizar o governo municipal, mas que as criticas são respondidas com trabalho.

“Precisamos fazer uma avaliação séria. Vemos uma mobilização de agentes de saúde só para serem recebidos pelo secretário, o básico em uma gestão democrática. Uma categoria que luta por protetor solar e fardamento”, declarou Tibério, referindo-se às reivindicações da categoria, que esteve na Câmara na última quarta-feira, (5), mas voltou por não ter conseguido audiência com o secretário de saúde, Adalberto Fulgêncio.

O parlamentar afirmou que falta estrutura nas Unidades de Saúde da Família (USF), dificuldades na realização de consultas e exames e na distribuição de medicamentos. “A oferta de medicamentos nunca foi boa, mas piorou com a gestão de Luciano Cartaxo. Ninguém está aqui para atrapalhar, mas não podemos deixar de observar os graves problemas da gestão”, destacou.

Os vereadores Eduardo Carneiro (PRTB), Humberto Lucena (PT do B) e Sandra Marrocos (PSB) se acostaram ao pronunciamento de Tibério Limeira. “Os agentes de saúde reivindicam o que deveria ser obrigação”, ressaltou Eduardo Carneiro, a respeito da presença dos agentes de Saúde nas galerias da Casa.

Defesa

Coube ao vereador Bosquinho fazer a defesa do governo. “É nítido o esforço da oposição em usar a tribuna desta Casa para desvalorizar a Gestão Municipal. Nosso prefeito responde entregando mais um novo residencial para contemplar o sonho da casa própria para nossa população. Ele está construindo o Binário do Conjunto José Américo, que vai melhorar a mobilidade na região”, comentou Bosquinho.

O parlamentar destacou a entrega de 776 unidades habitacionais do Residencial Nice Oliveira, em Paratibe. Ele explicou que os apartamentos, que irão beneficiar mais de 3.100 pessoas com a casa própria, são divididos em 20 blocos, sendo 155 adaptados para pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida. “Os imóveis contam com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço, além de contar com toda infraestrutura”, explicou.

Bosquinho ainda lembrou outras obras que marcam os 100 primeiros dias da nova gestão de Luciano Cartaxo, entre elas a primeira etapa da Ponte da Beira Rio, a ordem de serviço para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro dos Bancários, o novo prédio do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest),a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) do Alto do Céu e também o apoio ao microcrédito.

Em apartes, os vereadores Thiago Lucena (PMN), Chico do Sindicato (PTdoB), Damásio Franca e Helena Holanda, ambos do PP, corroboraram com as palavras de Bosquinho, afirmando que a Gestão Municipal tem conseguido muitos avanços na Capital mesmo em período de crise econômica em todo o país.