Notícias

por unanimidade

Vital é eleito presidente do TCU

publicado: 05/12/2024 09h26, última modificação: 05/12/2024 09h26
Com posse marcada para o dia 11, paraibano vai comandar o Tribunal de Contas da União ao longo do próximo ano
Vital © Jose Cruz_Agencia Brasil.jpg

Vital do Rêgo revelou os sentimentos que moverão o TCU: “Compromisso e motivação” | Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro Vital do Rêgo Filho foi eleito, ontem, presidente do Tribunal de Contas da União para o ano de 2025. A escolha ocorreu por unanimidade em votação com os nove ministros da Corte. Atual vice-presidente do TCU, ele vai substituir o ministro Bruno Dantas.

 Também de maneira unânime, o ministro Jorge Oliveira foi escolhido novo vice-presidente da Corte. A posse dos eleitos está marcada para a próxima quarta-feira (11).

 Em um pronunciamento curto após ser escolhido, o ministro Vital do Rêgo Filho elogiou a gestão de Dantas e o processo de transição em curso. Destacou, ainda, que o grupo de alto escalão que terá ao seu lado é composto, em 35%, por mulheres, percentual que pretende ampliar. “Tenho absoluta confiança nesse time, que já foi testado e aprovado. É um time que tem compromisso e motivação. Falei a cada um deles sobre esses sentimentos nesse processo de escolha: motivação, compromisso e amor ao TCU, porque nós amamos o Brasil e é por ele que vamos trabalhar”, disse o novo presidente do TCU.

A presidência do TCU tem mandato de um ano, com possibilidade de recondução pelo mesmo período.

No TCU desde 2015, Vital do Rêgo é formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi vereador de Campina Grande (PB), deputado estadual, deputado federal e senador.

A eleição do TCU segue o critério de antiguidade, apesar de não haver norma explícita. Assim, o presidente e o vice-presidente são os ministros mais antigos que ainda não tenham assumido as funções.

 Na Paraíba

No Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), o conselheiro Fábio Túlio Nogueira será o próximo presidente da Corte.  O conselheiro André Carlo Torres Pontes será o vice-presidente e o corregedor-geral, o atual presidente, conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho. O ouvidor será o  conselheiro substituto Marcus Vinícius Carvalho Farias. A posse dos novos eleitos será realizada no próximo dia 10 de janeiro de 2025, às 16h, em sessão solene no Centro Cultural Ariano Suassuna.

Fábio Nogueira antecipou que conta com o apoio, dedicação, o trabalho e a colaboração de todos para enfrentar os desafios futuros, sempre se pautando pelo diálogo e pela união de todos em prol dos interesses públicos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de dezembro de 2024.