Notícias

transporte

Yuri defende empresa pública em JP

publicado: 30/07/2024 09h43, última modificação: 30/07/2024 09h43
Em entrevista à Rádio Tabajara, candidato da UP diz que não há outra solução para a mobilidade urbana
2024.07.29_yuri ezequiel UP © roberto guedes (108).jpg

Candidato Yuri Ezequiel considera que o maior problema de João Pessoa na atualidade é a mobilidade urbana e propõe solução para distorções no sistema | Foto: Roberto Guedes - Foto:

por Tiago Bernardino*

O candidato a prefeito de João Pessoa Yuri Ezequiel (UP) defendeu a criação de uma empresa pública para o transporte coletivo como uma solução para mobilidade urbana em entrevista, ontem, à Rádio Tabajara. Yuri Ezequiel teve o nome homologado como candidato a prefeito pelo partido Unidade Popular no último sábado (27) e foi o primeiro entrevistado no ciclo de entrevistas da Rádio Tabajara com pré-candidatos a prefeitos da capital. As entrevistas são realizadas ao vivo, no estúdio da rádio, durante o programa Fala Paraíba, com apresentação de Ívyna Souto e Suely Gonçalves, a partir do meio-dia.

“A nossa alternativa para construir um transporte popular, um transporte coletivo, é uma empresa pública de transporte na cidade de João Pessoa, com investimento público, a garantia de passagem justa, com passe livre estudantil e, dessa forma, a gente mudar de fato o transporte da cidade de João Pessoa, porque eu acho que o grande problema de João Pessoa é o transporte coletivo, que não permite que as pessoas se locomovam”, afirma.

"Precisamos reconstruir João Pessoa com obras necessárias nas diversas regiões da cidade"
- Yuri Ezequiel

Durante os 45 minutos de entrevista, Yuri Ezequiel, respondeu a perguntas sobre os seguintes temas: educação, saúde, moradia, meio ambiente, ações sociais, mobilidade urbana, infraestrutura, segurança e emprego e renda. Além das perguntas feitas pela equipe da Rádio Tabajara, o candidato também respondeu a perguntas feitas pelos ouvintes da rádio.

Como política de geração de emprego e renda, o candidato da Unidade Popular defende a construção de uma frente ampla de trabalho emergencial, integrando as ações de infraestrutura do município. “Nós precisamos reconstruir a cidade de João Pessoa com obras necessárias nas mais diversas regiões da cidade. A gente visita os bairros e encara diversas situações de ruas sem calçada, ruas sem infraestrutura, o debate da moradia popular, da construção de moradias populares. Então o debate de uma linha de trabalho emergencial, de juntar esse trabalho qualificado, voluntário, das regiões da cidade de João Pessoa para valorizar o trabalhador e conseguir, através do fortalecimento das cooperativas, dos movimentos sociais, do trabalho coletivo, que é extremamente presente nas comunidades da cidade de João Pessoa, construir uma frente emergencial de trabalho popular para reconstruir a cidade de João Pessoa”, afirma indicando que os trabalhadores seriam contratados para as obras municipais em vez das empresas que atualmente participam das licitações.

O Centro Histórico foi um ponto relevante debatido durante a entrevista. Yuri defendeu a reorganização do Centro Histórico de João Pessoa. “A nossa política de infraestrutura para o Centro Histórico é transformar prédios abandonados em moradia popular. É revitalizar o centro, é revitalizar o comércio. Porque as pessoas morando no centro da cidade significa emprego, significa mobilidade urbana, significa toda uma infraestrutura construída para as pessoas morarem no centro. E o que a gente vê hoje, na verdade, é uma especulação imobiliária voltada ao Centro Histórico”, trazendo como exemplo a ocupação hoje existente no edifício Nações Unidas, no Centro da capital.

Ele ainda defende um maior investimento na infraestrutura nos bairros periféricos da cidade. “A gente precisa construir uma política séria de infraestrutura voltada à construção da cidade para quem vive na cidade de João Pessoa. E não voltado para Instagram, não voltado para pessoas que não vivem na cidade de João Pessoa, que moram em condomínio, como outros candidatos que não sabem de fato a realidade que é acordar cedo e não ter a certeza se vai ter água na sua casa”, critica.

Yuri Ezequiel propõe ainda uma integração das políticas públicas de segurança pública, por meio de programas de iluminação pública e do trabalho dos agentes de segurança vinculados às secretarias municipais. O candidato destacou a necessidade de investigação sobre a relação de agentes públicos com o crime organizado.

“Nós precisamos combater isso e ter uma política séria, firme, de criar a sensação de segurança, de criar a sensação de que uma cidade é possível ser segura, incluindo principalmente uma política integrada com o Estado, com o Governo Federal, enfrentando as milícias da cidade de João Pessoa, porque a gente não pode esquecer o que aconteceu nos últimos quatro anos do governo Bolsonaro com a política de armamento em que foi colocada toda a população, e isso favoreceu principalmente as milícias e o crime organizado, e nós precisamos ter aqui, na Prefeitura de João Pessoa, uma gestão séria que garanta sobretudo a segurança da nossa população pobre, periférica e da cidade como um todo”, analisa o candidato.

Respondendo a um questionamento de uma ouvinte, o candidato do partido Unidade Popular discute a humanização das políticas públicas para os moradores de rua. “Nós precisamos tratar com dignidade, nós precisamos ampliar as políticas do banho, mas sobretudo criar condições de debater a ampliação de moradias populares, a criação de emprego e renda para os moradores de rua e converter essa condição de moradores de rua que a gente trata para pessoas que morem em suas casas, para pessoas que trabalhem, para as pessoas que vejam no Estado o papel de suprir essa necessidade que está colocada”, afirma.

Sobre o meio ambiente, Yuri Ezequiel criticou o desmatamento em função da especulação imobiliária. “Nós defendemos revogar o Plano Diretor, construir de forma democrática o Plano Diretor, ouvindo as pessoas, ouvindo os movimentos sociais, os técnicos das universidades e fazendo um profundo debate sobre qual João Pessoa queremos para os próximos 10 anos, aprendendo com o que aconteceu no Rio Grande do Sul, que foi um descaso do Poder Público, do governador Eduardo Leite, e essa política liberal de querer vender a cidade, o estado ao agronegócio e aqui da nossa cidade para a construção civil”, assegura.

Para melhorar atendimento na Saúde, saída é o concurso público

A realização de concurso público foi uma das soluções apresentadas pelo candidato para a questão da saúde em João Pessoa. Yuri Ezequiel propõe que seja reavaliado o funcionamento das unidades de saúde do município e que seja ampliado o investimento na prevenção de doenças. Além disso, ele criticou a não utilização do Sistema Único de Saúde pelos responsáveis pela criação das políticas de saúde no município.

Hoje
Hoje será a vez de Luciano Cartaxo, candidato a prefeito pelo PT. Ele foi prefeito de João Pessoa de 2015 a 2020

“Eu acredito que é fundamental aqui para João Pessoa um compromisso de todos os vereadores, todos os secretários da prefeitura, de usar o Sistema Único de Saúde, porque é muito fácil construir uma política de saúde sem ser usuário do SUS. Eu acho que é um compromisso que nós da Unidade Popular temos e que as candidaturas deveriam fazer, mas não têm essa coragem. Porque eles constroem política não para usar essa política. Pois essas pessoas usam o plano de saúde, usam os melhores médicos de referência, mas não têm essa coragem de ser usuário do SUS, de ter prontuário no posto de saúde, de ter histórico numa UPA, de fazer cirurgia no Santa Isabel, nos hospitais estaduais. Então a nossa política é uma política de saúde que seja universal e que seja voltada para toda a população”, propõe.

Finalizando a sua entrevista, Yuri Ezequiel agradeceu o espaço para apresentar as propostas e dialogar com a população sobre o projeto que defende para João Pessoa. “A gente vem construindo uma candidatura popular, uma candidatura de esquerda. Somos a candidatura popular dessa eleição, que defende um programa socialista, um programa popular, construído coletivamente”, finalizou.

O próximo entrevistado pela Rádio Tabajara é Luciano Cartaxo, candidato a prefeito pelo PT. Luciano Cartaxo foi prefeito de João Pessoa de 2015 a 2020 e atualmente exerce o cargo de deputado estadual.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de julho de 2024.