Zezinho Botafogo acusa Prefeitura de abandonar o Esporte em João Pessoa

publicado: 07/08/2016 00h05, última modificação: 04/08/2016 22h58
1_DSC9951-1.jpg

Parlamentar culpa ações do prefeito da capital por desgaste na imagem dos vereadores - Foto: Luciana Urtiga/CMJP

tags: zezinho botafogo

José Alves

O vereador Zezinho do Botafogo (PSB), 53 anos, um eterno apaixonado pelo time do Botafogo da Paraíba, disse em entrevista ao jornal A União ter vergonha do arquivamento da CPI do Parque Solon de Lucena (Lagoa). Para ele, que foi um dos vereadores mais bem votados da cidade, o não arquivamento dessa CPI iria levar a administração do prefeito Luciano Cartaxo para uma situação muito complicada. “Meu grande desafio para os próximos anos é fazer com que a cidade volte a crescer. Fazer o máximo pelo desenvolvimento de João Pessoa com mais políticas públicas e a participação da população, reivindicando e tendo condições de receber o benefício”, disse o vereador, complementando que seu comprometimento é com a cidade que atualmente está sem comando e sem organização para os vendedores ambulantes.

Zezinho já está em seu quarto mandato, sendo dois pelo PSB, e vai tentar nas próximas eleições, o quinto mandato, pelo partido que ele se identificou muito. Zezinho também disse se sentir feliz com o projeto que busca cada vez mais uma cidade melhor. “Quero que o povo avalie tudo que eu fiz, e se permitir, farei muito mais por João Pessoa”.

A entrevista

Como foi e como está sendo sua luta como vereador da cidade de João Pessoa?
“Há hoje uma desconfiança muito grande em relação a trabalho dos parlamentares da Casa. Não tivemos um mandato muito participativo com a população, porque a gestão do atual prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ignorou o trabalho da Câmara, mesmo divulgando muito que era um parceiro, ele e seus aliados na Casa não conseguiram atender as reivindicações da população pessoense no que diz respeito as políticas públicas e a pavimentação de ruas.

Então a população de um modo geral não foi atendida?
“Não. No início da gestão ele visitou os bairros mais distantes, afirmando que iria fazer melhoramentos em cada um, mas por onde a gente passa as pessoas reclamam que estão sem representantes e que os vereadores não trabalham, mas na verdade quem faz obras é o executivo e nós vereadores estamos tendo essa dificuldade de atender a população. A dificuldade existe em todas as secretarias. O prefeito faz muita política, conversa demais, mas de concreto mesmo só fez divulgação e muita mídia. Trabalho que é bom, quase nada. Mesmo assim temos a consciência tranquila que queríamos contribuir com os pessoenses, mas faltou atitude por parte do executivo que foi bastante acusado de desvios de recursos. De minha parte espero cumprir mais um mandato lutando muito para que a cidade de João Pessoa cresça”.

Quais suas propostas em andamento?
“Na verdade nós temos buscado a cada dia mais espaços para o esporte na cidade de João Pessoa que vinha num crescimento e numa motivação muito boa, mas atualmente a Prefeitura acabou com diversas competições que envolviam os jovens da cidade, a exemplo do Projeto segundo tempo, das competições infantis, das competições de bairros em todas as modalidades esportivas, como voleibol, basquete e muitas outras, mas tudo parou. O campeonato de futebol dos bairros, por exemplo, envolvia centenas de jovens e no final acontecia o Encontro dos Bairros reunindo jovens de todo o município, mas tudo isso acabou por falta de material. A edificação dos campos de futebol da cidade também não existe mais”.

Por que esses incentivos para o esporte acabaram?
“Porque as pessoas só pensam em si e não cuidam mais dos bairros. Na hora da disputa os políticos só pensam neles e em fazer grandes acordos para que possam beneficiar seus familiares e os amigos. Enquanto isso, a população fica em segundo plano. Quero continuar na política defendendo a boa política, realizando ações nos bairros de João Pessoa. Porém o que nós sentimos durante as campanhas é que existem poucas pessoas com esse pensamento. Hoje um cara é eleito prefeito e no outro ano já quer eleger o irmão senador e utiliza o cargo para dar empregos aos amigos e familiares. As pessoas estão de saco cheio com esse tipo de política”.

Qual a situação do Estádio da Graça?
“Não sabemos qual o motivo encontrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa para abandonar o estádio da Graça que atendia várias comunidades para a prática de esportes. O estádio passou três anos fechado, abriu recentemente, mas não tem nenhuma manutenção, a grama morreu e as bancadas dos bancos foram destruídas”.

Como você viu o arquivamento da CPI da Lagoa?
“Vi com revolta e vergonha o arquivamento da CPI da Lagoa, um investimento de R$ 43 milhões. Se um governo é tão transparente, porque não quis que fosse apurada a acusação do suposto desvio de recursos da obra que foi identificado pela CGU. Em tudo ele alega crise, mas nós vereadores da oposição sabemos que a receita da cidade de João Pessoa cresceu 7%, o que mostra que a Prefeitura não tem crise. Além disso, ele não dialogou com os funcionários e com a população, e esqueceu de tomar conta da cidade, só pensa em fazer política”.