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Geek para leigos

publicado: 07/02/2023 12h44, última modificação: 09/02/2023 10h35
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Mesa para autoridades no lançamento do Imagineland repleta de bonecos Funko - Foto: Max Britto/Imagineland

tags: imagineland , geek , cultura pop , andré cananéa

por André Cananéa*

Quem esteve, na manhã da última sexta-feira (dia 3), no Centro de Convenções de João Pessoa, presenciou um evento único: os chefes de dois dos três poderes constituídos da República, a saber, do Executivo e do Legislativo, além de secretários e assessores do primeiro escalão, dividiram espaço com Arlequina, D.Va e Rei Ayanami – personagens de história em quadrinhos, videogames e anime (como são chamadas as animações japonesas), respectivamente.

A mesa formal para solenidades oficiais, onde ficam as autoridades e chefes de estado, foi bem mais colorida que o usual: canecas personalizadas e bonecos Funko de super-heróis substituíram as tradicionais taças e pastas de couro utilizados por gestores. Foi lá que o governador João Azevêdo, o vice Lucas Ribeiro, o presidente da ALPB, Adriano Galdino, o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, e a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, sentaram-se durante o lançamento do Imagineland, uma “convenção de cultura pop”, como são chamados esses tipos de evento.

Organizado por três empresas de São Paulo – a Eleven Dragons, em associação com os grupos Spola e Piticas – o Imagineland vai acontecer entre os dias 21 e 23 de abril, lá mesmo, no Centro de Convenções, ocupando os dois pavilhões do equipamento e ainda o Teatro A Pedra do Reino. São 45 mil metros quadrados à disposição do chamado “universo geek”, formado por cosplayers – os fãs que gostam de se vestir como seus personagens favoritos, e capricham no visual (tanto o é que há concursos, e o Imagineland vai promover um para esse público, com prêmios que chegam a R$ 10 mil) – fãs de cinema, seriados, música, videogames, jogos de tabuleiro (desses moderninhos, tipo RPG) e histórias em quadrinhos.

Se o leitor, ou leitora, tem idade para ter ido ao cinema nos anos 1970, por exemplo, sabe que cinema, artes visuais, literatura e teatro eram opções de entretenimento. Essa lógica mudou a partir da internet e da consequente globalização de produtos, e 50 anos depois, os nichos que citei no terceiro parágrafo movimentam uma indústria milionária – só a dos jogos eletrônicos tem cifras maiores do que o cinema de hoje –, isso sem falar nas HQs e serviços para streaming, que aqui não se resumem a produções de Netflix, Amazon e AppleTV, mas também as iniciativas individuais no YouTube e na Twitch (este voltado a transmissão de games, sobretudo os eSports), que criam os famosos “influenciadores digitais”, tratados como celebridades nesse tipo de evento.

Não é à toa que o Imagineland – que segue o modelo das comic cons, cuja mais famosa, no Brasil, é a CCXP, realizada em dezembro, em São Paulo – espera movimentar cerca de R$ 25 milhões e quer atrair, conforme cálculos divulgados pelo Governo do Estado, cerca de cinco mil turistas à capital paraibana durante cada dia de evento. A expectativa da organização é que 15 mil pessoas circulem diariamente pelo Centro de Convenções no feriadão de Tiradentes.

Os atrativos para um público tão numeroso, ao mesmo tempo em que se comunicam diretamente com essa “turma geek”, com estandes que oferecem experiências imersivas aos visitantes (certa vez, “contracenei” com um alien, numa promoção do filme Alien: Covenant), contato direto com ídolos e, ainda, um mercado de produtos licenciados com mimos de diversas franquias badaladas e produtos que são vendidos com exclusividade nessas convenções (à Rádio Tabajara, Vinícius Rosseti, da Piticas, confirmou que haverá produtos que o público só encontrará no Imagineland, como é de praxe nas grandes convenções).

Durante a apresentação de sexta-feira para jornalistas, agentes públicos e influenciadores, JP Sette, da Eleven Dragons, citou uma pesquisa da Geek Power, que traçou o perfil do geek brasileiro. De acordo com o levantamento, 57% do público é masculino e 43%, feminino. Em linhas gerais, é solteiro(a), tem até 34 anos, renda superior a dois salários mínimos e Ensino Médio completo. Cerca de 58% estão nas classes B/C e 22%, na classe A.

A pesquisa revelou, ainda, que 84% desse público consome algo de cultura pop todos os dias; 65% jogam games todos os dias e 95% leem pelo menos um livro ou uma HQ todo mês. E mais: é um público cujo poder de compra é 40% maior que a média nacional.

A escolha por João Pessoa para sediar um evento desse nicho é uma aposta no Nordeste. Os organizadores, ao meu ver, enxergam um público consumidor ávido por esse tipo de atração, e o Imagineland promete saciar essa fome. As primeiras estrelas já começaram a ser anunciadas. Entre elas o ator norte-americano David Ramsey, em alta como o personagem John Diggle do universo Arrow (ou Arqueiro Verde, no Brasil) – dizem que o personagem de Ramsey, que já avisou que quer conhecer as praias de João Pessoa, será o Lanterna Verde do Arrowverse.

Até agora, também foram confirmadas as influencers Bibi Tatto e Bianca Alencar, mais os dubladores brasileiros dos animes Ataque dos Titãs (Lucas Almeida e Mayara Stefane) e Demon Slayer (Daniel Figueira). E muito mais está por vir, já com novos anúncios nos próximos dias! Fiquem ligados nas redes sociais do evento (/imaginelandbr) e no site oficial (www.imagineland.com.br).

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 7 de fevereiro de 2023.