Depois de amanhã, quinta-feira (25), terá início a segunda edição do Imagineland com uma novidade: a cerimônia de abertura. Solenidade descontraída, serve como esquenta para o que virá nos três dias seguintes (sexta, sábado e domingo) no Centro de Convenções de João Pessoa, celebrando a cultura pop, seja através de Peter Jordan, o criador de conteúdo mais nerd da internet brasileira, seja pela apresentação da Orquestra Jovem da Paraíba, que sobe ao palco para reverenciar os 30 anos da animação japonesa Os Cavaleiros do Zodíaco (celebração esta também na forma de uma exposição dentro da programação oficial, uma parceria vitoriosa do Imagineland com o estúdio japonês responsável pela atração, o Toei Animations, que agrega sua marca em pouquíssimos eventos no Brasil).
Fato é que o Imagineland colocou a Paraíba, em especial João Pessoa, na rota das comic-cons, as chamadas convenções de quadrinhos que existem desde os anos 1970, mas vêm se modificando, crescendo e abraçando praticamente todas as áreas da cultura pop: filmes, séries, música (a edição 2024 do Imagineland marca a estreia do Music Arena com show da banda Sepultura), quadrinhos, games (este ano há a estreia do Imagineleague, que já nasce chancelada pela CBGE – Confederação Brasileira de Games e eSports, e também tecnologia, comportamento (onde entram os cosplays, por exemplo), negócios (também nesta quinta-feira haverá um evento voltado a empresas sobre licenciamento chamado Marcas e Personagens) e, claro, muita cultura e entretenimento.
Cultura e entretenimento aliada à arte e à música pop formam a base da Parahyba 103.9 FM, a rádio caçula da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), da qual fazem parte este jornal A União e a Tabajara FM, entre outros núcleos. No ar há sete meses, e com muita novidade a apresentar ainda, a 103.9 também estreia no Imagineland deste ano, e se prepara para entrar para a história como a primeira rádio com programação ao vivo, direto do evento. Das 11h às 18h (na sexta) e das 11h às 20h (sábado e domingo), a emissora, que eu tenho muito orgulho em comandar, vai prestar um super serviço ao ouvinte, informando, comentando, analisando e entrevistando os participantes do evento que, não restam dúvidas, é um marco na Paraíba da pós-pandemia.
Quem foi à histórica edição de 2023 (com Mauricio de Sousa, Frank Miller, “Senhor Barriga” Édgar Vivar etc.) viu que há muito a ver/fazer no evento, que ocupa os quase 50 mil metros quadrados do Centro de Convenções, e este ano não será diferente: um passeio pelo Imagineland inclui se divertir nas dezenas de ativações propiciadas pelos stands distribuídos no Pavilhão Claro (o Pavilhão de Feiras). Esse mesmo pavilhão terá apresentações (e os concursos) de k-pop e cosplay, arenas para jogos de tabuleiro, artesanato, lojas, praça de alimentação (com o recentemente anunciado Restaurante do Bob Esponja) e ainda o Artists’ Alley, ou “Beco dos Artistas”, espaço dedicado ao encontro de fãs e colecionadores de quadrinhos com artistas de dentro e fora do Brasil (como Ivan Reis, John Higgins e nossos Shiko e Paulo Moreira), com rodas de conversas ao longo do dia.
Só o Pavilhão Claro garante programação para um dia inteiro para toda a família, dos pequenos aos pais e tios(as) (lembrando que crianças até cinco anos de idade não pagam entrada). Mas há muito mais: na programação divulgada pelo Imagineland, os bate-papos com todas as grandes estrelas (os chamados painéis) no Centerplex Pedra do Reino, mais anúncios de marcas e até a premiere nacional de Harold e o Lápis Mágico, com a presença do diretor, Carlos Saldanha. E este amigo que escreve estas mal-traçadas linhas estará apresentando o painel de 40 anos da banda Sepultura.
E ainda há o Pavilhão Gamer, onde acontece, ao longo de todo o dia, o Imagineleague, com muita torcida e agitação pelos times que disputam mais de R$ 160 mil em prêmios (o Fúria, a maior torcida nesse tipo de esporte eletrônico, também vai participar do evento), fora as 60 máquinas de última geração disponíveis para o público jogar à vontade.
Vale lembrar que com um único ingresso, é possível acessar todos os atrativos da programação, inclusive o Balão do Bidu (à exceção fica por conta dos shows do Music Arena e das fotos e e encontros privados com as celebridades, que têm ingressos próprios).
Ontem, o Imagineland divulgou que haverá ônibus gratuitos, saindo a cada 20 minutos, do estacionamento do Mangabeira Shopping, e também o efetivo de segurança, para garantir a tranquilidade de um evento voltado à diversão, formação e que tem muita capacidade de destravar emoções, de jovens.
*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de julho de 2024.