Notícias

Artigo

Luz, câmera…. Socorro Lira!

publicado: 13/01/2026 09h40, última modificação: 13/01/2026 09h40
Socorro Lira - 2024 - 03 - foto Murilo Alvesso.jpg

Socorro Lira falou sobre projetos audiovisuais à Parahyba FM | Foto: Divulgação - Foto: Murilo Alvesso_@maulvesso

por André Cananéa*

Radicada em São Paulo há mais de 20 anos, a cantora e compositora Socorro Lira esteve em João Pessoa na semana passada, fazendo shows ao lado da potiguar Krystal. Antes da apresentação da quarta-feira (7), ela passou pelo estúdio da Parahyba FM, onde gravou comigo um dos programas mais especiais da nossa grade: E Com Vocês….

E Com Vocês… é um programa de bate-papo estruturado a partir de uma lista de cinco músicas escolhidas pelo convidado. Assim, por meio da relação afetiva que o entrevistado mantém com canções que marcaram sua infância, adolescência e vida adulta — além daquelas que evocam tristeza e alegria —, o convidado acaba revelando sua trajetória, seu pensamento e sua carreira de um jeito diferente.

O resultado é surpreendente. Já rendeu uma primeira temporada, com entrevistas exclusivas da 103.9 FM com Charles Gavin, Ney Matogrosso, Mike Deodato, Lucy Alves, Sérgio de Castro Pinto, Maria Valéria Rezende, Olga Costa, Fuba, Lukete, Kubitschek Pinheiro, Mestra Doci e Cristhiano Aguiar. Quase todas foram conduzidas pelo apresentador do Parahybeats, AlexCarvalho, que mandou muito bem - à exceção da conversa com o baterista dos Titãs, realizada por mim.

A segunda temporada, que assumi integralmente, estreia em fevereiro com exclusividade na 103.9 FM, sempre às segundas-feiras, às 20h. Assim como ocorreu com a primeira, os programas também ficarão disponíveis posteriormente nas plataformas de podcast. Até aqui, já gravei entrevistas com José Teles, Oliveira de Panelas, Marília Arnaud, Everaldo Pontes, Braulio Tavares, Mayana Neiva e a citada Socorro Lira.

Na conversa ainda inédita com Socorro Lira, falamos sobre sua trajetória no cinema, que vem se desenvolvendo em paralelo à carreira musical. “A música é a primeira linguagem, é o meu sustento, o meu esteio para tudo”, afirmou a artista ao ser questionada se o cinema poderia ocupar o lugar central que a música sempre teve em sua trajetória.

Afinal, a artista nascida em Brejo do Cruz, após 16 discos lançados ao longo de 25 anos de carreira musical, tem realizado produções notáveis no cenário audiovisual, como o curta Vênus Visitou São Paulo, uma ficção de 26 minutos rodada na capital paulista, com a participação do padre Júlio Lancelotti. O filme está disponível no YouTube até o fim de janeiro (acesse pelo QR Code nesta página). Após o dia 31, o curta será retirado do canal, e a artista deve buscar uma distribuidora, provavelmente para que a produção circule por festivais.

Formada pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo e diplomada pela renomada Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), de Cuba, Socorro Lira tem dois curtas-metragens no currículo, sendo Vênus Visitou São Paulo o segundo deles. O primeiro é Aqui Tem Coco – Um Dia em Caiana dos Crioulos, documentário de quase 20 minutos sobre o cotidiano das mulheres de Caiana dos Crioulos, comunidade quilombola próxima ao município de Alagoa Grande. Iniciado em 2007, o projeto levou sete anos para ser concluído “porque não tinha dinheiro”, explica. Lançado em 2014, o filme é resultado de um esforço pessoal no qual a própria Socorro assumiu a gravação e a edição: “Eu tive que aprender Premiere(programa de computadorpara edição), tive que estudar edição”.

“Eu tenho muito orgulho dele, só que eu não me dizia cineasta”, contou a artista. “Eu fiz porque sabia que aquela história de Caiana precisava ser mostrada. Por quê? Porque Caiana estava lutando pelo reconhecimento da Fundação Palmares, para reaver a terra… e eu estava lá nesse fuzuê todo, acompanhando essa história de Caiana dos Crioulos”.

Durante a entrevista, Socorro Lira também revelou seu próximo projeto audiovisual. Trata-se de um longa-metragem de ficção sobre Maria Firmina dos Reis (1822–1917), escritora maranhense reconhecida como a primeira romancista negra da América Latina e que, como lembra a cantora e diretora paraibana, permaneceu por um século praticamente esquecida.

O projeto já recebeu o aval da Ancine e segue agora para a etapa de captação de recursos. Alguns nomes já foram sondados para o elenco, entre eles Zezé Motta, Marcélia Cartaxo, Naruna Costa e Branca Messina.

O programa E Com Vocês… completo poderá ser ouvido em março de 2026, pelas ondas da 103.9 FM, em data a ser divulgada no Instagram da rádio (@parahybafm103.9). Posteriormente, o conteúdo também ficará disponível nas principais plataformas de podcast (Spotify, Apple, Deezer etc.).

Através deste link, assista o curta de Socorro Lira no Youtube

*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de janeiro de 2026.