Há exatamente um ano, nós, da EPC (Empresa Paraibana de Comunicação), vivíamos a expectativa de colocar no ar a Parahyba 103.9 FM. A transmissão teve início às 11h23 do dia seguinte, 18 de dezembro de 2023, ao som de “Angry”, dos Rolling Stones. A música inaugural, claro, foi motivo de muito debate, mas consegui justificar para minhas adjuntas Val Donato e Fernanda Guimarães que a faixa de abertura do disco lançado em 2023 por uma banda com 50 anos de carreira — com direito até a contagem de “one, two… one, two, three, four…” — cairia como uma luva numa rádio que foca no contemporâneo, sem deixar de olhar o passado.
Consideramos, também, iniciar a programação com “Now and then”, dos Beatles, única faixa lançada pelo grupo no século 21. E por que isso? Criei um marco para a curadoria musical da rádio, principalmente para que essa programação musical não se chocasse com a da irmã mais velha, a Tabajara FM, com uma audiência consolidada na música brasileira mais antiga.
Assim, a Parahyba nasceu com o propósito de “tocar o século 21”, seja nacional ou internacional, afinal, nosso “target”, como diz o mercado publicitário, concentra-se na audiência jovem e jovem-adulta. Ora, eu pensei, já estamos há 23 anos do início do século. Já temos canções com mais de 20 anos, portanto já temos clássicos em meio a milhares de canções que podem ser exploradas numa programação radiofônica. Assim nasceu uma cara única, diferenciada das demais rádios do segmento, com foco na música pop, no pop-rock, no neo-soul, R&B e até k-pop.
Mas tem uma outra perna da qual me orgulho bastante: a dos conteúdos que criamos por meio de entrevistas e programas de bate-papo. Pessoalmente, acredito que uma boa rádio nos tempos atuais entrega música, informação correta, arte, cultura e entretenimento. Alinhado com a música, criei, inicialmente, cinco programas que foram ao ar a partir de março, sempre de segunda a sexta--feira, às 18h: um voltado às artes visuais (Pincel & Lápis); outro à literatura (Um Livro, uma Conversa); teatro (Respeitável Público); cinema (Ouça um Filme); e música (História do Disco).
Esses programas se destacam por oferecerem uma conteúdo “fora da caixinha”, como costumamos dizer. A cada um que entrou para compor o timaço que a Parahyba FM tem hoje, disse que não tinha sentido chamar um artista para o estúdio, tirá-lo de casa e ocupar o tempo dele fazendo as mesmas perguntas que uma busca no Google (ou numa IA) não respondesse em segundos. Assim, mirei nos assuntos, não nas carreiras desses artistas, mas nas obras que eles produziram ao longo da carreira. E aí a Parahyba FM conseguiu acertar em programas diferenciados, surpreendentes até.
Para celebrar o primeiro ano da 103.9 FM, lançamos três programas, cujas ideias foram surgindo ao longo do ano: Parahybaixinhos (domingo, 10h), um programa criado por Val Donato unindo músicas infantojuvenis e contação de história; Negritons (quinta-feira, 20h), com apresentação e produção de Nice Lima, que migrou da Parahyba para o jornalismo da Tabajara; e o E Com Vocês… (segunda-feira, 20h), um talk show apresentado pelo radialista Alex Carvalho com convidados especiais e muitas histórias de vida, que vão surgindo a partir de uma playlist afetiva de cada convidado, músicas que marcaram a infância, a adolescência e a vida adulta, ou que provoquem lembranças tristes ou alegres.
Tenho um xodó todo especial pelo E Com Vocês… Passei boa parte do ano pensando em como fazer um programa que recebesse paraibanos e/ou radicados na Paraíba com ótimas histórias para contar, mesmo sabendo que nomes de projeção dão muitas entrevistas e já falaram bastantes coisas sobre as próprias vidas e carreiras.
Então como fazer o entrevistador contar outras histórias? Foi ouvindo o podcast A Playlist da Minha Vida, de Fernanda Torres, que surgiu a ideia de pedir aos convidados uma playlist afetiva. Então um pouco disso e muita conversa com Alex Carvalho acabaram definindo a cara do programa, cujo segundo episódio foi ao ar ontem, com Maria Valéria Rezende, e o terceiro, na próxima segunda-feira (23), 20h, será com Mike Deodato, uma entrevista emocionante.
Assim como os demais programas — e dentro do conceito de rádio expandido —, o E Com Vocês… pode ser encontrado em plataformas de podcast na internet, para que o ouvinte da Parahyba 103.9 FM ouça, também, quando quiser.
Por meio do link, acesse os programas da Parahyba FM 103.9
*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de dezembro de 2024.