Ficar em casa é unanimidade entre todas as entidades esportivas pelo mundo. Para enfrentar a ameaça do novo coronavírus, o isolamento social é a forma mais eficaz de reduzir a disseminação da doença. Uma olimpíada foi suspensa, assim como a Eurocopa, dois eventos de porte mundial. Não é pouca coisa. Unidos por este consenso estão os principais clubes de futebol pelo planeta. Mesmo que o incapaz que ocupa o cargo de presidente da República no Brasil diga o contrário, é preciso cuidar primeiro da saúde das pessoas, pois mortos não fazem girar a economia, tampouco podem realizar eventos esportivos. O mundo precisa das pessoas, e que as pessoas estejam bem.
Mas não é porque estamos todos em casa que o esporte parou. A disputa continua nos ambientes virtuais, e há diversos excelentes exemplos acontecendo todos os dias.
As desenvolvedoras dos dois principais jogos de futebol para videogames têm promovido ações de marketing envolvendo atletas e clubes por meio de suas plataformas digitais. Há confrontos no PES 2020 e também no FIFA 20. Para quem não joga videogame, é possível assistir às partidas.
Entre os concorrentes, o mote “fique em casa” tornou-se lema universal, apesar das pequenas variações. No PES 2020 virou “jogue em casa”, enquanto no FIFA, o pedido é “stay and play”, ou “fique e jogue”, em tradução livre do inglês para o português.
Mas a parte mais bacana é mesmo o engajamento. A EA Sports, desenvolvedora do FIFA, reuniu jogadores dos clubes reais e propôs uma competição, a Stay and Play Cup. Além de promover seu jogo, o campeonato virtual reuniu vários clubes na brincadeira e envolveu também a torcida. O campeão foi o dinamarquês Mohammed Daramy, atacante de 18 anos do FC Copenhagen.
No caso do PES 2020, há mais envolvimento dos próprios clubes do que propriamente de algo organizado por parte da desenvolvedora, a Konami. No entanto, os times têm feito bonito enquanto utilizam suas marcas nos campos virtuais.
No Brasil, os principais clubes da Série A do Campeonato Brasileiro estão recrutando jogadores para uma disputa em duplas. O mais legal é que quem for escolhido fará dupla com um atleta do time na disputa pelo título de melhor equipe de futebol de videogame. Parece pouco, mas é o que temos enquanto o futebol não volta. Além, é claro, das reprises pela TV.
Os clubes também têm proposto exibir os gols mais bonitos feitos pela comunidade de jogadores que usam seus atletas. Na semana passada, um gol que fiz usando Igor Gomes, meia do São Paulo, recebeu uma curtida do próprio jogador! A interação nas redes sociais digitais tem crescido no período de pandemia.
Mas a melhor ação de marketing proposta por um clube usando futebol de videogame aconteceu na Espanha, país gravemente assolado pelo novo coronavírus. O Real Club Deportivo Mallorca, time que disputa a primeira divisão espanhola junto com os gigantes Barcelona e Real Madrid, convocou torcedores para um campeonato de futebol de videogame todo realizado on-line. Para participar era preciso ser residente no país. O clube sorteou prêmios entre os participantes, e para o grande vencedor, o direito a disputar uma final contra um dos jogadores do elenco.
*publicado originalmente na edição impressa de 24 de abril de 2020.