Notícias

ESPORTES: FIFA vs PES

publicado: 14/04/2020 10h10, última modificação: 14/04/2020 10h11

tags: FIFA , PES , GAMES , E-SPORTS


Começa aqui uma polêmica do tamanho dos maiores embates do futebol mundial. Quem é melhor, Pelé ou Maradona? Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi? O Brasil campeão de 1970 ou aquele timaço de 1982 que infelizmente voltou sem a Copa do Mundo?

FIFA ou PES?

A última pergunta está fora do universo do futebol real, mas no virtual, nas partidas onde a bola rola sob os comandos dos jogadores a partir de seus controles, é motivo de longas discussões. O futebol de videogame é realidade no mundo da bola, conforme já abordamos por algumas vezes aqui neste espaço, a respeito dos aspectos esportivo e de marketing. Envolve clubes, atletas, licenças, publicidade e muito, muito dinheiro. Pelo título de melhor jogo de futebol para videogames, FIFA, da EA Sports, e PES, da Konami, duelam ano após ano desde 1994. 

Desta vez, tomarei a liberdade de começar a  trazer minhas impressões sobre os dois. Talvez ajude quem está na dúvida sobre qual deles comprar. 

Desde 1998, jogava os dois, porém superficialmente. Naquela época, a impressão que tinha era o FIFA ser um jogo mais complexo, com mais movimentos, e mais próximo de ser um simulador de futebol, enquanto o PES era mais simples, ideal para partidas sem compromisso. Para quem não se propunha a virar um jogador profissional, a jogatina no PES era sempre mais divertida. 

Parece que, recentemente, a coisa se inverteu. 

Entre 2015 e 2018 joguei apenas FIFA. Do pouco que experimentei do PES, tinha a sensação de que os jogadores eram mais pesados, a bola corria menos, e o jogo todo era um pouco mais travado. Os defensores de PES já alegavam que nele a partida era mais real. E por gostar de jogo sem compromisso, me joguei no FIFA. Foram anos bastante divertidos. 

Este ano comecei a jogar PES e, realmente, o jogo é bem emperrado. Os jogadores trombam uns nos outros o tempo inteiro, a bola não rola com tanta fluidez e a inteligência artificial parece contar com tecnologia de pelo menos dez anos mais defasada que a do seu concorrente. Mas tenha calma na hora de comprar! Esses motivos por si não bastam para já escolher o FIFA. É preciso saber de que estilo de jogo você prefere. 

No que se refere à inteligência artificial, quando os jogadores atacam no FIFA, tudo acontece. Tabelas, antecipação, passes perfeitos em profundidade. No PES é exatamente o contrário, chega a ser sofrível.

Mas quando a bola está com o adversário e você precisa se defender, o PES sai na vantagem. É que no FIFA o trabalho de recomposição e defesa é feito quase que exclusivamente pelo computador. Ao jogador resta somente posicionar bem os defensores pra não tomar uma bola nas costas. No PES é bem manual, e se isso parece ser muito mais trabalhoso, ao menos você não toma gols bobos porque a defesa cochilou e você não podia fazer nada para evitar. No PES, os gols tomados acabam sendo na maioria das vezes de responsabilidade da pessoa que está com o controle nas mãos. Nem cola ficar botando a culpa no computador. Esse “controle total” do jogo é o que faz com que seus fãs sejam defensores tão árduos em relação ao FIFA, apesar de ter jogabilidade bem inferior. 

Na próxima semana abordaremos os dois principais modos de jogo com times personalizados: FIFA Ultimate Team e MyClub, e também a mecânica das partidas on-line.

Mesmo sendo jogos tão distintos, um tema tem unido as desenvolvedoras de FIFA e PES: ambas têm feito campanha para que as pessoas fiquem nas suas casas durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.


*publicado originalmente na edição impressa de 08 de abril de 2020

registrado em: , , ,