Sempre que uma boa série é cancelada (algo bem mais comum do que a gente gostaria), acontece toda uma comoção popular na internet a fim de reverter a decisão da uma emissora (#VoltaAnneWithanE). Poucas vezes, de fato, o apelo calha de funcionar. Em 2009, numa longínqua época pré-streaming, estreava Community, uma comédia criada por Dan Harmon (de Rick e Morty) repleta de metalinguagem, sacadas divertidas, bobagens gostosas e personagens maravilhosos – até que não mais foi assim e em 2014 ela foi para a guilhotina.
Naquela época, começo dos anos 2000 e 2010, era comum uma eventual troca de roteiros, cortes no orçamento e até troca de emissoras em séries mais longas (com mais de 20 episódios por temporada) para tentar salvar uma produção que não está lucrando tanto quanto gostariam os executivos. Isso aconteceu na quarta temporada de Community após Dan Harmon ser demitido (surreal, eu sei) e sua qualidade ter desbancado. Mas sua base de fãs era tão forte e esperançosa que, depois de Harmon voltar para uma quinta temporada apenas para a NBC anunciar o cancelamento, começava o movimento #SixSeasonsAndAMovie no Twitter, ou seja: “seis temporadas e um filme”. Era tudo que os fãs pediam para um fim justo.
A sexta temporada estreou em 2015 na plataforma Yahoo num clima de despedida, mas trazendo a essência que fez muita gente se apaixonar pela série. Satisfeitos ficamos, mas nem tanto. Ainda faltava o bendito filme. Eis que em 2022, chega o anúncio de que sim, o longa vai acontecer!
Se você nunca assistiu a série está meio perdida(o), um rápido contexto: Community é uma série cômica que traz um tipo de humor muito veloz e inadvertidamente nichado. Apesar de ser do mesmo criador de Rick e Morty, o conteúdo é mais leve, digamos que uma versão quase livre da animação, contendo maluquices nerds como viagem no tempo e muita metalinguagem. A sua história base (porque muitas ramificações são criadas a partir dela) apresenta o advogado Jeff Winger (Joel McHale), um cara cheio de si que entra como aluno numa universidade comunitária e, a fim de se aproximar de sua paquera Britta Perry (Gillian Jacobs), ele cria um grupo de estudos da língua espanhola e se passa por professor. O que era para ser um momento a sós torna-se um núcleo de outros estudantes que precisam de mais créditos em espanhol. Esses alunos são Abed (Danny Pudi), Troy (Donald Glover), Shirley (Yvette Nicole Brown), Annie (Alison Brie) e Pierce (Chevy Chase). O time fica completo com dois personagens icônicos: Mr. Chand (Ken Jeong), o professor de espanhol, e Pelton (Jim Rash), o reitor da instituição.
Community nunca perdeu sua fiel base de fãs e quando chegou nas plataformas de streaming já estreou com ar de clássico. Novos fãs conquistados e velhos fãs revigorados. Foi o respiro que precisava para que a Sony se interessasse pelo “and a movie” da hashtag.
Com previsão para lançamento em 2024, o filme traz de volta Dan Harmon como roteirista (lugar que nunca deveria ter deixado) ao lado do potente Andrew Guest, autor das maravilhosas 30 Rock e Brooklyn 99, que coroteirizou alguns capítulos mais marcantes da série.
Do mesmo jeito que a internet se mobilizou para trazer de volta Community, essa mesma expectativa e força da fanbase têm trazido uma pressão para os roteiristas. Mas é difícil não criar expectativas vendo que, com o tempo, o elenco e os autores da série arrasam por onde passam (Atlanta, de Donald Glover, Bojack Horseman e Glow com Alison Brie, Love com Gillian Jacobs e por aí vai). Harmon que me perdoe, mas eu continuo firme e forte na torcida: #SeisTemporadasEumFilme!
*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 04 de outubro de 2023.