#171 É boa, mas precisa se esforçar um pouco mais

publicado: 22/03/2023 00h00, última modificação: 28/03/2023 10h40
That '90s Show.jpg

Laura Prepon (E) e Callie Haverda (D) protagonizam ‘That ‘90s Show’. Foto: Patrick Wymore/Netflix.

tags: Gi Ismael , sitcom , That '90s show

por Gi Ismael*

No finalzinho dos anos 1990 e começo dos 2000, quando os serviços de TV a cabo se popularizaram no Brasil, diferentes séries chegavam por aqui e ganhavam o público jovem que já não estava no clima das telenovelas. Canais como Sony, AXN, FX, Warner, Fox e TNT disputavam para ver quem trazia mais conteúdo legal para o nosso país. Nessas, quem ganhava era o público, que mesmo com poucos canais disponíveis, oferecia catálogos que pareciam gigantes (só pareciam). Lá em casa, como na de milhares de pessoas, alguns programas entravam na rotina: manhã cedinho era de praxe assistir Seinfeld, Mad About You ou Married With Children. Hora do almoço significava Friends, Two and a Half Man, Scrubs. Finalzinho da tarde e começo da noite tinha sempre alguma variação de CSI ou Law & Order. Tá, minha memória não é tão fresca assim e estou supondo que esses eram realmente os turnos que eu assistia a essas séries. Mas de qualquer modo, uma sempre entrava na lista (que agora eu me pergunto como eu tinha tanto tempo livre?): a sitcom That ‘70s Show, veiculada entre os anos de 1998 e 2006.

A hilária série se passava nos anos 1970 e trazia um grupo de amigos em seus cotidianos de jovens na era paz & amor & drogas ilícitas. Episódio após episódio, a série se manteve engraçada e conseguiu formar, desde o começo, o sentimento de familiaridade do público com os personagens, cada com carisma e características únicas. Jackie (Mila Kunis), Fez (Wilmer Valderrama), Kelso (Ashton Kutcher), Eric (Topher Grace), Donna (Laura Prepon), Steven (Danny Masterson), Kitty (Debra Jo Rupp), Red (Kurtwood Smith)… Cada um brilhava de seu jeito e tudo se encaixava como uma luva. Foi uma série que deixou saudades. E mais de 15 anos depois, um programa derivado (o famoso spin-off) estreia na Netflix: That ‘90s Show, que tem Leia, a filha de Eric e Donna, como protagonista.

A casa dos Forman, incluindo o icônico porão, volta como cenário principal na trama. O enredo e o gancho para que isso aconteça é que em 1995, durante as férias, Eric, Donna e Leia voltam para Point Place em Wisconsin, EUA, para visitar Kitty e Red. Durante a visita, Leia, que é uma adolescente tímida e introspectiva, conhece vizinhos descolados e fica na pilha de passar as férias de verão na casa dos avós, para finalmente fazer amigos e, quem sabe, arrumar um primeiro namorado.

Sitcom de “raiz”, ele tem as risadas enlatadas e fórmulas bem parecidas com a produção originária: a dinâmica de Kitty e Red continua excelente, o grupo dos seis amigos conta com um nerd, uma descolada, um casal pegajoso, um galanteador e um personagem engraçadinho de aventuras paralelas. O grande “porém” é que dessa vez o elenco realmente parece ter a idade de seus personagens (e isso pode deixar a série visualmente mais “Disney Channel”) e é bem mais diverso em questões étnico-raciais e físicas, sem parecer forçado. Com os personagens originais dando uma ponta na série, às vezes pode parecer confuso como tudo está tão igual (figurinos, cabelos, cenários) mesmo 20 anos depois na linha do tempo da história.

A série é dirigida pela vencedora do Emmy Gail Mancuso, que tem em seu portfólio uma extensa lista de comédias de sucesso, como Friends, Modern Family, 30 Rock, Scrubs e Gilmore Girls. Laura Prepon, a Donna em That ‘70s, dirige dois episódios. Os criadores e roteiristas originais – Mark Brazill, Bonnie e Terry Turner – também têm um dedo na série, cada um escrevendo um episódio.

Não é a primeira vez que os criadores tentam fazer um spin-off da maravilhosa T7S. Em 2002, ainda enquanto a 1ª série era transmitida, a Fox tentou emplacar That ‘80s Show, uma história paralela 10 anos depois na cronologia. A produção foi um fracasso, virou motivo de piada e não durou mais do que uma temporada. Demorou quase 20 anos para que Brazill e os Turners tirassem do papel a ideia de That ‘90s Show, provavelmente surfando na atual onda nostálgica de tudo relacionado aos anos 1990. Apesar de bem mais interessante que a dos anos 80, não tenho muita fé que o elenco de That ‘90s Show se destacará para além da série, como foi para Mila Kunis, Ashton Kutcher, Wilmer Valderrama e Laura Prepon.

That ‘90s Show foi renovada para a 2ª temporada e, se der um empurrãozinho a mais, acredito que a série tem tudo para ser um sitcom mais divertido e marcante. O sentimento que me traz é que tudo poderia ser um pouco mais ousado. As piadas, os figurinos, a direção de arte, os roteiros… Mas sim, fica a recomendação para quem gosta de That ‘70s Show – com o aviso: é um bom programa… para assistir durante o almoço!

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 22 de março de 2023.