Martinho Moreira Franco
Eu não sou assim um Bozó, aquele personagem de Chico Anysio que dizia trabalhar na Globo, mas tenho uma queda antiga pela rede do plim-plim. Já fui até mais ligado na programação da emissora, que, por sinal (sem trocadilho), vem perdendo em qualidade nos últimos anos. Em qualidade e audiência, não há como negar. O que não significa a perda da liderança nacional, como uma ou outra rede concorrente insiste em propagar, indiferente à voz rouca dos números (pensaram que era das ruas, han?). Já falei sobre isso aqui mesmo neste espaço. E olhem que nem me referi ao caso da Globo por assinatura, fenômeno que tem impressionado o mercado com relação ao seu faturamento.
Vocês sabem quanto os canais Globosat faturaram no ano passado? Mais de 6 bilhões de reais. Sabem a quanto isso equivale? A seis vezes o que o SBT fatura anualmente ou a três vezes mais que a Rede Record. Ou ainda cerca de doze vezes o faturamento da Rede Bandeirantes. Os dados são de Ricardo Feltrin, colunista do UOL. Segundo ele, “os mais de 30 canais da Globo presentes na TV fechada devem render pelo menos R$ 3 bilhões só em publicidade ao Grupo Globo em 2016. Outros R$ 3 bilhões virão do valor que as operadoras repassam anualmente à Globo como remuneração para cada canal Globosat incluso em pacotes de assinantes”. O próprio colunista parece nem acreditar nos números que obteve com exclusividade:
- O que mais surpreende no valor é que o que o Grupo Globo vem faturando com a TV paga já é praticamente o mesmo que a TV Globo (canal aberto) obtém anualmente. Além disso, em termos de conteúdo, os canais Globosat já produzem mais programas que a própria Globo. Muitos programas e artistas Globosat têm participado cada vez com mais frequência de programas da Globo aberta, num sinal de que, cada vez mais, essa fusão deve se aprofundar.
Detalhe: esse valor de R$ 6 bilhões não inclui faturamento com pay per view, Globo Internacional ou tampouco produtos exibidos na TV paga que também são comercializados em DVD – acrescenta Feltrin. E prossegue:
- Para obter esse “monopólio” na TV por assinatura do Brasil, a Globo contou com o beneplácito e mesmo o apoio explícito das maiores operadoras, Net e Sky.
É graças a esse apoio que a Globosat coloca vários novos canais todos os anos, absorvidos rapidamente no line-up das operadoras. A Globo não tem a menor dificuldade em lançar canais como Viva, Sportv 3 e 4, canal Bis, Off, +Globosat etc Até a mesmo a localização dos canais Globosat no line-up costuma ser favorecida. Por exemplo, na Net, os canais mais importantes do grupo sempre estão próximos: canal 39 (SporTV), canal 40 (Globonews), 41 (GNT), 42 (Multishow)... e assim por diante.
A análise do UOL é longa e tecnicamente bem detalhada, mas acredito que já deu para perceber a distância que (ainda ) separa a Globo das demais redes de TV do país. Por mais que se tente encurtá-la em campanhas publicitárias algo duvidosas. Alguém duvida?