Barra de Camaratuba, João Pessoa e Cabedelo | 28/01/2022

Jardi9m Botânico (Foto Teresa Duarte).jpg

tags: Barra de Camaratuba , João Pessoa , Cabedelo

por Teresa Duarte*

João Pessoa (Foto: Teresa Duarte)

O Jardim Botânico Benjamin Maranhão está fechado para visitação por tempo indeterminado, como forma de contribuir com o isolamento social recomendável em razão da pandemia do Covid-19. Sendo assim, estão suspensas todas as atividades de visitação e educação, incluindo trilhas, oficinas, palestras e ensaios fotográficos, além dos atendimentos presenciais. Ademais, todos os eventos, palestras, cursos e oficinas que estavam programados para abril foram cancelados. Em caso de dúvidas e solicitações, o contato pode ser feito através do telefone (83) 3218-7880, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 12h30 às 16h30.

Muriçocas

O tradicional Bloco Muriçocas do Miramar anunciou, através das redes sociais, a suspensão do desfile em 2022 em razão do aumento de casos da Covid-19 e também do surto de gripe na capital paraibana. De acordo com Mestre Fuba, um dos fundadores da agremiação carnavalesca, até outubro do ano passado havia confiança de que a pandemia seria controlada e os grandes eventos poderiam acontecer com segurança. Contudo, a variante Ômicron mudou o cenário e, devido a essa insegurança com a nova cepa, a suspensão do desfile das Muriçocas do Miramar aconteceu. “A pandemia não acabou e não poderíamos ir contra a ciência e das recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde”, destacou Fuba.

Espaço Cultural (Foto Teresa Duarte).JPG

Espaço (Foto: Teresa Duarte)

Depois de dois anos fechado por conta da pandemia de Covid-19, o Planetário do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, passou por um minucioso trabalho de manutenção e será reaberto neste fim de semana. Serão dois dias de atividades amanhã (29) e domingo (30), com sessões gratuitas, feirinha de artesanato e gastronomia, discotecagem com o DJ Guirraiz e a conclusão da pintura artística da cúpula pelo artista visual Shiko, que estará trabalhando em sua mais nova criação ao longo do evento. Com o título ‘Olhe também para cima’, a programação tem início às 15h e se estende até 21h, com a Feirinha ao longo de todo o evento. Em dois dias, serão exibidas seis sessões gratuitas no Planetário, sempre às 16h, 17h e 18h.

Cabedelo

O município de Cabedelo será sede amanhã (29) da 5ª edição do Unique Barbecue, evento considerado o maior festival de churrasco do Nordeste, que será realizado no Unique Beach. Os organizadores prometem 8 horas de evento, que será promovido em 27 estações diferentes, open food de vários tipos e cortes de carnes, pilotado por 20 chefs de cozinha que virão de vários estados brasileiros exclusivamente para o festival. Tudo está incluso no ingresso, como open bar de Heineken, drinks, refrigerante e água.

Barra de Camaratuba (Foto Teresa Duarte).JPG

Barra de Camaratuba (Foto: Teresa Duarte)

Se você gosta de apreciar uma beleza selvagem, a dica é a Barra de Camaratuba. Habitada por uma pequena vila de pescadores ela pertence ao município de Mataraca, a aproximadamente 110 km de João Pessoa/PB e a 120 km de Natal/RN, estando situada no meio do pouco que resta da mata atlântica, com praias desertas, lagoas, áreas de proteção ecológica e muito mais. A beleza local vem despertando o interesse de visitantes e investidores estrangeiros, que planejam com o apoio do poder público municipal, transformar a Barra de Camaratuba em um ícone do desenvolvimento turístico, sustentável e preservacionista com foco no ecoturismo turismo rural e de aventura. O acesso a Barra de Camaratuba é através do município de Mataraca. Partindo de João Pessoa é feito no sentido Norte pela BR 101.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 28 de janeiro de 2022.