Abrajet, Cariri, Turismo do Natal, Sertão e Brejo | 17/12/2021

Abrajet (Foto Teresa Duarte).JPG

por Teresa Duarte*

Abrajet

Com o título “Feliz 2022 para o turismo”, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PB) lança hoje (17) vídeos com os associados desejando um feliz ano novo para os empresários, empreendedores e trabalhadores do setor, um dos mais afetados pela pandemia causada pela Covid-19. Os vídeos foram gravados em pontos turísticos de João Pessoa, Campina Grande e Areia, com mensagens também convidando as pessoas para viajarem pela Paraíba. Cada vídeo terá a mensagem na íntegra de um jornalista e mais trechinhos com “frases aperitivos” dos dois próximos participantes do projeto. Aderiram à campanha “Feliz 2022 para o turismo” os jornalistas Abelardo Jurema, Fabiano Vidal (presidente da Abrajet), José Vieira Neto, Messina Palmeira, Romero Rodrigues, Rosa Aguiar e Teresa Duarte. Os vídeos serão postados no Instagram da Abrajet (@abrajetparaiba) e compartilhados em grupos de WhatsApp. A cada dia será postado um novo vídeo obedecendo a ordem alfabética dos jornalistas participantes, sempre às 19h. A edição e coordenação do projeto é do jornalista José Vieira Neto.

Cariri

A programação do “Natal Iluminado” de Campina Grande tem apresentações de música, poesia e dança. Os eventos acontecem no entorno do Açude Velho, na sede da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, Vila do Artesão e no Teatro Municipal Severino Cabral. O Natal Iluminado 2021 conta com 14 polos, sendo sete fixos e outros sete itinerantes. As apresentações vão acontecer na região central de Campina Grande, nos distritos da cidade e no Complexo Aluízio Campos.

Turismo do Natal

Foto: Teresa Duarte

Nós estamos no clima onde o brilho e as decoração iluminam diversos municípios, tornando-se atrações para turistas de várias localidades. No litoral o Natal dos Sentimentos de João Pessoa tem programação cultural e de lazer em três polos inseridos no projeto. No Polo da Esperança (na Praça da Independência) acontecem todos os dias a projeção mapeada na fachada do colégio Marista Pio X, que tem sido uma das atrações à parte e encantado a população e turistas. São três projeções diárias com cerca de cinco minutos de som, luzes, brilho e com a participação de diversos personagens que representam o Natal, como o presépio com a Sagrada Família e o Papai Noel. No Polo da Alegria (que fica no Parque Solon de Lucena), as pessoas podem se encantar com o brilho da decoração natalina e também curtir os brinquedos dos parques instalados no contorno da Lagoa, além das apresentações especiais, a exemplo da Árvore Iluminada, que tem encantado a todos com as cores e o brilho.

Sertão

Na região do Sertão, a Prefeitura Municipal por meio da Fundação Cultural de Patos, fizeram a instalação da tradicional Vila Natal ao lado da Praça Getúlio Vargas no centro da cidade, para encantar os patoenses e visitantes, nesta época tão especial. Casas natalinas, portal de entrada, casinha do Papai Noel entre muitos outros ornamentos decorativos já estão sendo colocados na Vila Natal. Uma das novidades deste ano é a instalação da estação de trem que receberá uma estrutura em palco para receber nossos artistas locais.

Brejo

Foto: Teresa Duarte

Na região do Brejo o município de Areia, está realizando o ‘Natal Rural Iluminado’, em parceria com a campanha ‘Natal Sem Fome’. A programação vai durar por todo este mês de dezembro. A organização é da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura) e a programação  Conta com a visita da Mamãe Noel, Papai Noel e as ‘Noeletes’ que fazem todo o percurso da família Noel, todos os finais de semana.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 17 de dezembro de 2021.