por Teresa Duarte*
Alagoa Grande (Foto: Teresa Duarte)
A Rota Cultural Caminhos do Frio vai encerrar a programação 2022 no próximo domingo no município de Alagoa Grande. E o presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Jaime Souza, comemora o sucesso da edição e já lançou uma nova rota que vai integrar dez municípios do brejo paraibano.
Abrajet
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo concluiu ontem as articulações entre os seus associados definiu a única chapa oficialmente inscrita para participar das eleições da nova diretoria da entidade que estão marcadas para o dia 5 de setembro, das 18h às 20h, no auditório da PB-Tur, no Cento Turístico de Tambaú. O edital de convocação, assinado pela presidente em exercício, Teresa Duarte, foi divulgado ontem no site da entidade. A chapa de consenso Nova Abrajet ficou composta por Abelardo Jurema Filho (Presidente), Rosa Aguiar (vice), Genésio de Sousa (secretário geral) e Ana Célia (tesoureira). Para o Conselho Fiscal foram designados Romero Rodrigues, Andréa Barros e Ivan Trevas tendo como suplentes Georgina Luna, Fabiano Vidal e Gerardo Rabelo. O Conselho Fiscal será formado por Ruth Avelino, Naná Garcez e Teresa Duarte, tendo como suplentes José Vieira e Onaldo Mendes.
Serra da Raiz (Foto: Teresa Duarte)
O lançamento oficial da Rota Cultural Raízes do Brejo 2022 foi realizado na última quarta-feira, no Engenho da Boa Vista, em Serra da Raiz, contando com a participação dos prefeitos dos municípios envolvidos, que são: Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos. A programação terá início no próximo dia 23 no município de Belém, e se estenderá até o dia 11 de dezembro, com o fim do roteiro na cidade de Pilõezinhos. Desde 2017, a Rota Cultural Raízes do Brejo vem desenvolvendo atividades turísticas e socioculturais com o objetivo de inserir moradores e turistas em uma vivência profunda que desperte a história, os sabores e a exuberância das cidades do Brejo paraibano. Além de possibilitar a visitação a engenhos, casarões históricos e museus, a programação oferece opções de lazer e contemplação da natureza, através de roteiros em trilhas e cachoeiras, além de eventos culturais como shows, oficinas de gastronomia e artesanato, entre outras atividades.
Ingá
Á sensibilidade do artista plástico paraibano João Lobo, radicado em Lisboa, onde conquistou um grande prestígio e reconhecimento ao seu trabalho, levou as Pedras do Ingá, que preservam inscrições rupestres de grande valor arqueológico, localizadas no interior da Paraíba, ganharam projeção internacional. Partindo do monumento Itacoatiara do Ingá, cuja superfície contém gravuras pré-históricas, o artista fotografou as formas esculpidas no monolítico com uma percepção puramente artística de índices pré-históricos. Convidado pelo Museu Nacional da História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, João Lobo transformou o trabalho numa exposição que será inaugurada hoje, na capital lusitana, e permanecerá aberta por 30 dias em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.
Cabaceiras (Foto: Teresa Duarte)
A 02ª Edição do Expocouro Bode - Festival Nacional do Couro de Bode, realizado no Distrito de Ribeira, município de Cabaceiras, será realizada nos dias 25, 26 e 27 de novembro próximo. O Distrito da Ribeira, que é um dos principais polos de produção de artesanato em couro, já estão se preparando para receber os turistas durante os três dias de festa, dias que celebram a cadeia produtiva da região. Nos próximos dias a programação do evento será divulgada.
*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 2 de setembro de 2022.