Alagoa Grande
Se você vai ao município de Alagoa Grande, conhecer as potencialidades turísticas, tem como opção de hospedagem a Pousada do Pandeiro, que fica a 25 minutos de Memorial Jackson do Pandeiro. Conhecido pela proximidade de atrações famosas, a Pousada do Pandeiro faz com que seja fácil aproveitar o que de Alagoa Grande tem de melhor, garantindo estadia de qualidade com recepção 24 horas. Se você quiser descobrir Alagoa Grande, visite o Memorial Jackson do Pandeiro, Museu Casa Margarida Maria Alves e o Teatro Santa Inês. A cidade tem bons restaurantes e pousadas, além de pontos altos onde o turista pode visualizar o pôr e nascer do sol, além de riquezas históricas que marcaram a cultura do povo.
Templos da Fé
Sob o cenário das igrejas históricas de Cabedelo, Lucena e Santa Rita, o paraibano vai embarcar, a partir de hoje em uma viagem sensorial pelo patrimônio histórico do estado, embalada por música erudita e muita arte. Entre arranjos musicais e paredes centenárias, o projeto “Templos de Fé e Música”, aprovado recentemente no edital da Lei Paulo Gustavo, convida o público a conhecer esses ícones arquitetônicos por meio de apresentações musicais que prometem aguçar a autoestima paraibana de abril a maio deste ano. Com as performances dos quintetos da Paraíba e Uirapuru, as igrejas da Fortaleza de Santa Catarina e Nossa Senhora da Guia serão transformadas em palcos de celebração cultural com programação gratuita e aberta a todos. Por trás dessa iniciativa está a produtora cultural Ana Gondim, que traz na bagagem sua experiência como secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras, cargo que ocupou de 2005 a 2012.
Remígio
Caros viajantes do tempo, sejam bem-vindos à Vila Marical, um portal para o passado que se abrirá em meio à encantadora cidade de Remígio, no Brejo paraibano. Aqui, o relógio para e nos convida a desbravar as memórias ancestrais que moldaram este município querido. Informações: Jaqueline (83)99816-0035
AbavTravel
Os atrativos turísticos da Paraíba estão em destaque na 46ª edição da AbavTravel SP, que ocorrerá até hoje (12), em Campinas, São Paulo. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) ocuparão um estande próprio de 18m² durante os dois dias do evento. Anteriormente conhecida como Aviesp Expo, a AbavTravelSP 2024 já bateu recorde no número de operadoras participantes e contará com a presença de diversos destinos nacionais e internacionais.
São João do rio do Peixe
Partindo para o Sertão, distante a 342 km de Campina Grande e a 464 km de João Pessoa, o destino é o município de São João do Rio do Peixe. Lugar onde os habitantes se chamam são-joanenses, município que, entre 1932 e 1989 foi denominado São João do Rio do Peixe, passou a se chamar Antenor Navarro, e, com a promulgação da nova Constituição da Paraíba, em 1989, a cidade retomou ao primeiro e antigo nome, São João do Rio do Peixe. O município tem como forte na economia local o comércio de confecções e vestuário, a agricultura familiar e a pecuária. Entre as principais comemorações estão a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário, o Carnaval e o Natal. A cidade ainda preserva edificações no seu Centro Histórico, tendo como atrações turísticas a bela edificação da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, construída em 1863 e da Praça Central que é muito bem arborizada.
*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de abril de 2024.