Alagoa Nova, João Pessoa, Remígio e Ruraltur | 12/08/2022

Alagoa Nova (Foto Teresa Duarte).jpg

tags: Alagoa Nova , João Pessoa , Remígio , Ruraltur , turismo , paraíba

por Teresa Duarte*

Alagoa Nova (Foto Teresa Duarte)

A programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2022 no município de Alagoa Nova, será encerrada no próximo domingo (14). Hoje tem apresentação musical na praça "O Moraezão", com o shows de Jeferson Arretado e Ton Oliveira; amanhã (13) na programação turismo de aventura, tem o rapel da barragem "Nova Camará", Motofest e a Vila gastronômica. Enquanto que no domingo (14) na programação de encerramento da Rota Cultural, haverá a trilha cachoeira da Boa Vista (8h), seguida da Mototrilha (motocicletas e quadriciclos) e a noite, show musical.

João Pessoa

Acontece hoje (12), em João Pessoa, o aniversário de 21 anos do tradicional Assustado de Ruth Avelino. A comemoração será no Restaurante Panorâmico do Clube Cabo Branco, em Miramar, a partir das 21h. Além de tocar as músicas que mais fizeram sucesso nas décadas de 1970, 1980 e 1990, o evento deve reunir um público eclético, contemplando pessoas de diferentes gerações, com uma decoração e iluminação voltadas às memórias afetivas das boates daquela época.  Considerada a festa mais retrô da cidade, o Assustado faz parte da agenda cultural da capital paraibana e há mais de duas décadas agita a noite pessoense. Segundo a idealizadora e organizadora do evento, a jornalista Ruth Avelino, a festa deste ano será temática. “O traje não é obrigatório, mas sugerimos que as pessoas estejam com roupas, adereços e acessórios que remetam aos anos 70 e 80”, afirmou a agitadora cultural, revelando que “quem estiver a caráter, ganhará brindes”.

Remigío (Foto Teresa Duarte).JPG

Remígio (Foto Teresa Duarte)

Na próxima segunda-feira (15) será a vez do município de Remígio iniciar a programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2022. Com o tema “Cultura e Agroecologia na Serra”, a cidade busca homenagear a forte presença da agricultura familiar e produtores agroecológicos na região. A grade musical está programada para receber Zeca Baleiro, Geraldinho Lins, Petrúcio Amorim, Michelle Andrade e diversos artistas locais. Esta é a quinta edição da Rota Cultural Caminhos do Frio em Remígio. Em sua 17º edição, o evento homenageia Pinto do Acordeon, cantor e compositor paraibano, falecido em julho de 2020. A Rota Cultural Caminhos do Frio inclui os municípios de Areia (4 a 10 de julho), Pilões (11 a 17 de julho), Matinhas (18 a 24 de julho), Solânea (25 a 31 de julho), Serraria (1 a 7 de agosto), Alagoa Nova (8 a 14 de agosto), Remígio (15 a 21 de agosto), Bananeiras (22 a 28 de agosto) e Alagoa Grande (29 de agosto a 4 de setembro).

João Pessoa II

A Prefeitura de João Pessoa, por meio das secretarias de Turismo (Setur) e de Educação e Cultura (Sedec), deu um passo importante para qualificar ainda mais os profissionais que atuam diretamente com os turistas que visitam a Capital. O Programa de Qualificação para o Turismo foi renovado e vai oferecer 30 novas vagas para aprendizado em língua inglesa. Os cursos serão ministrados pelo Centro de Línguas Estrangeiras (Celest). As vagas são destinadas para profissionais de recepção e mensageiros de hotéis, garçons, bugueiros e guias de turismo.

Ruraltur (Foto Teresa Duarte).JPG

Ruraltur (Foto Teresa Duarte)

Prestes a iniciar sua 18ª edição, a Ruraltur, Feira de Turismo Rural do Brasil, que acontece em Bananeiras, de 8 a 10 de setembro, conta com uma vasta programação de atividades. Entre Feira de Turismo Rural, Rodadas de Negócios, Visitas Técnicas, Seminário de Turismo Rural, Encontro das Instâncias de Governança do Turismo do Brasil e Apresentações Culturais, os participantes irão vivenciar a experiência manhã, tarde e noite. De acordo com a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, na parte da manhã serão realizadas as visitas técnicas em Bananeiras, Serraria, Pilões e Areia. Entre os roteiros destacados por Regina, estão locais na própria cidade anfitriã do evento, Bananeiras, como a visita à Fazenda Angicos, construção do ano de 1860 que conta com um eco parque de aventura e almoço rural.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 12 de agosto de 2022.