Baía da Traição, Campina Grande, Borborema, Borborema II e Brejo | 11/11/2022

tags: Baía da Traição , Campina Grande , Borborema , Borborema II , BREJO

por Teresa Duarte*

Baía da Traição

As ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, localizada na aldeia indígena potiguara de São Miguel no município de Baía da Traição. As ruínas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) em 1980. Existem duas versões sobre a construção do templo. Em uma das versões, ela foi construída pelos padres da Companhia de Jesus no início do século 18, a fim de dar assistência aos indígenas e aos soldados do fortim existente na Baía da Traição. Passou à condição de matriz quando foi criada a Freguesia de São Miguel de Baía da Traição embora sua construção tenha permanecido inconclusa. A outra versão se afirma que sua construção é atribuída aos holandeses calvinistas, com data de início em 1701 e sendo criada a Freguesia de São Miguel da Baía da Traição em 1762. Ela é uma construção jesuítica com características barrocas, medindo 26,40m de comprimento por 10,40m de largura. Supõe-se que a igreja não foi concluída devido à saída dos missionários jesuítas do local.

Campina Grande

A estrutura do Natal Iluminado 2022 de Campina Grande começou a ser montada. Esse ano serão apresentadas algumas novidades para tentar atrair um número maior de visitantes da cidade e turistas aos pontos com ornamentação e apresentações. Uma delas é que, nesta edição, será triplicado o número de locais iluminados em relação ao ano passado. Ao todo serão 32 pontos de iluminação espalhados pelas principais ruas da cidade. A árvore de natal, que nesta edição terá 35 metros de altura, contará com tecnologia em sua iluminação. Os espaços escolhidos como pontos estão sendo planejados com cuidados voltados para proporcionar a visitação de pessoas com deficiência sem transtorno no acesso.

Borborema (Foto Teresa uarte).JPG

Borborema

Com a expectativa de que compareçam seis mil pessoas, a Rota Cultural Raízes do Brejo, em Borborema, inicia hoje e segue até o próximo domingo com a sua programação 2022, cujo tema é ‘Vila da Borborema:  Da fé à cura’, em alusão à história do município, que amanhã, celebrará os 63 anos de emancipação política. Em sua quarta edição, a Rota Cultural Raízes do Brejo vem sendo realizada desde o dia 23 de setembro e vai até do dia 11 de dezembro, promovendo aos visitantes da região uma imersão na cultura, na arte, despertando a história e os sabores com a exuberância das cidades do Brejo paraibano.

Borborema II

A Camucá Companhia de Teatro, da cidade de Borborema -PB, estreou seu mais novo espetáculo infanto-juvenil “O Circo da Dona Bolacha”, em algumas cidades do Brejo paraibano. No enredo, o Circo da Dona Bolacha, passa por dificuldades, forçando-o a demitir todos os funcionários. Ao seu lado restam apenas os palhaços Ping-Pong e Dominó, esses por sua vez não querem que o circo seja vendido, para que isto não aconteça criam várias situações engraçadas. Será que eles conseguirão fazer com que Dona Bolacha mude de ideia? E assim manter a arte do circo viva, dando as crianças o direito de sonhar e fantasiar um mundo melhor, cheio de cores, músicas, brincadeiras, alegrias e liberdade. O espetáculo segue com uma apresentação hoje no IES na cidade de Bananeiras e no próximo dia 18 no EPC na cidade de Belém.

Brejo (Foto Teresa Duarte).jpg

Brejo

Além de ser a maior região turística com concentração de municípios do Brasil, a região do Brejo paraibano tem mais um motivo para se orgulhar com a instituição do Dia do Orgulho Brejeiro, celebrado no dia 26 de novembro. A data foi estabelecida pela Lei Nº 12.444, publicada pelo Diário Oficial da União, na terça-feira (8). De autoria do deputado estadual Raniery Paulino, a lei tem como objetivo estabelecer um marco para implementação de ações de valorização e desenvolvimento da região. O presidente do Fórum do Turismo do Brejo paraibano, Jaime Souza, afirmou que a instituição dessa data é muito importante e trará benefícios, um deles a visibilidade que a região ganhará.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 11 de novembro de 2022.