Turismo

Baía da Traição, Templos da Fé, Galante, Campina Grande e Dona Inês | 19.04.2024

publicado: 19/04/2024 11h43, última modificação: 26/04/2024 09h33

por Teresa Duarte*

Fotos: Teresa Duarte

Baía da Traição

Hoje é dia de festa na Baía da Traição. Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, uma cerimônia que será realizada, a partir das 9h, na Aldeia São Francisco, no Litoral Norte paraibano – tradicional reduto dos potiguaras. O evento, que contará com diversas apresentações de danças e tradições da cultura indígena, contará com a participação do governador João Azevêdo que irá anunciar ações e programas em prol da população indígena da Paraíba.

Templos da Fé

Depois do grande sucesso de público e crítica da estreia do projeto Templos de Fé e Música, na última semana, quando uma numerosa plateia lotou a capela e a área externa da Fortaleza de Santa Catarina, a produção do evento se prepara para a segunda apresentação. O projeto, que tem apoio da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura da Paraíba, terá continuidade no dia 26 de abril e o palco será a belíssima Igreja da Guia, em Lucena. Às 15h haverá Roda de Conversa com o arquiteto Raglan Gondim e às 17h, o concerto do Quinteto Uirapurú. Entrada franqueada ao público.

Galante

Uma vivência de São João na fazenda, é isso que promete a Casa de Cumpade, localizada na Fazenda Olho D’Água, Sítio Massapê, no Distrito de Galante, distante apenas 17 km da cidade de Campina Grande. O espaço, que funciona o ano todo, prepara uma programação especial para o período junino, com muita gastronomia e forró pé de serra. Segundo o Chefe Cumpade João, proprietário, a ideia é proporcionar aos visitantes a experiência de um São João mais intimista. Durante as comemorações juninas, o espaço estará aberto de segunda a sexta, para a realização de eventos e confraternizações privadas, onde grupos de amigos, empresas e organizações podem reservar a Casa de Cumpade.

Campina Grande

A montagem da estrutura no Parque do Povo em Campina Grande já começou. Segundo a empresa responsável pela organização do evento, o grupo Arte Produções, este ano, com as reestruturações que estão sendo realizadas no Parque Evaldo Cruz, conhecido como Açude Novo, o layout sofrerá algumas mudanças. De acordo com Monique Fernandes, diretora-executiva da Arte Produções, no local onde antes ficava o palco serão instalados os bares e restaurantes. Já na área do Parque Evaldo Cruz será montado o Quadrilhódromo, espaços gastronômicos e ilhas de forró. O palco principal, por sua vez, será instalado na área inferior, no setor Sul do parque, que está sendo ampliada em 7,5 mil metros quadrados pela prefeitura de Campina.

Dona Inês

Promover um despertar para a leitura, esse é um dos objetivos da Festa Literária De Dona Inês (FLIDI), que acontece de 2 a 5 de maio, com o tema: Literatura e Educação para o Desenvolvimento Humano. O evento vai homenagear a escritora Maria Valéria Rezende, e também conta com a parceria da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC).De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo do município, Josenildo Fernandes, o evento pretende trazer uma programação diversa, com a presença de várias linguagens. “Vai ser a primeira Festa Literária de Dona Inês, e festa porque a gente conseguiu agregar a esse evento outras artes. A gente viu a possibilidade de juntar outros atrativos culturais dentro desse evento, para engrandecer também”, afirmou.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de abril de 2024.