Cabedelo
O município é um dos destinos mais cobiçados da região metropolitana de João Pessoa. Famosa por suas praias, Cabedelo é reconhecida como a “Capital do Verão Paraibano” pela Lei Estadual nº 13.285/24, possuindo uma variedade de opções de lazer e entretenimento, e recebendo, anualmente, grandes eventos e festivais durante a alta estação.Rica em atrativos naturais e culturais, Cabedelo integra o Catálogo de Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, oferecendo opções que agradam a todos os públicos. Entre elas estão o famoso pôr do sol na Praia do Jacaré, embalado diariamente pelo “Bolero de Ravel” às margens do Rio Paraíba; a Ilha da Areia Vermelha, que surge na maré baixa; e o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, responsável por preservar esse ecossistema singular; e a Ilha de Areia Dourada. O Dique de Cabedelo também chama atenção. Conhecido como Quebra-Mar, é possível apreciar as águas calmas do rio Paraíba e a imensidão do oceano Atlântico
Hospedagens
A Portaria nº 28/2025, publicada pelo Ministério do Turismo, passou a valer nesta na segunda-feira (15) e estabelece regras unificadas para a cobrança de diárias, osprocedimentos de check-in e check-out e os padrões mínimos de limpeza nosmeios de hospedagem em todo o território nacional. A medida organizadispositivos já previstos na Lei Geral do Turismo, formaliza práticas adotadas pelomercado e fortalece o dever de transparência na relação com o consumidor.Com a nova regulamentação, a diária é oficialmente definida como um período de24 horas. Dentro desse intervalo, os estabelecimentos podem reservar até trêshoras para a limpeza, arrumação e higienização das acomodações, sem qualquercobrança adicional ao hóspede. Dessa forma, o consumidor passa a terasseguradas, no mínimo, 21 horas de uso efetivo do quarto.
Duas Estadas
Com uma atração de destaque nacional, o município de Duas Estradas sediará a Rota Cultural Raízes do Brejo, a partir de hoje até o próximo domingo. O evento é uma iniciativa do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano (FRTSB-PB), com o apoio do Governo do Estado e as prefeituras envolvidas. O cantor pernambucano Alceu Valença animará a noite de sábado (20), trazendo sucessos conhecidos do público como “Morena Tropicana” e “La Belle de Jour”. Veja as datas por municípios: Lagoa de Dentro (16 a 19 de outubro); Alagoinha (24 a 26 de outubro); Serra da Raiz (07 a 09 de novembro); Dona Inês (14 a 16 de novembro); Juarez Távora (21 a 23 de novembro); Guarabira (28 a 30 de novembro); Pirpirituba (05 a 07 de dezembro); Belém (12 a 14 de dezembro); Duas Estradas (19 a 21 de dezembro) e Pilõezinhos (26 a 28 de dezembro).
Mulungu
Mulungu, no Brejo Paraibano, passa a integrar o mapa do turismo sustentável com a Rota EcoCriativa do Brejo, um roteiro que reúneligadas à natureza, à cultura e à economia criativa. A proposta convida o visitante a conhecer o território a partir de práticas que já faz, valorizando o envolvimento da comunidade e o cuidado com o meio ambiente.A rota foi pensada para oferecer uma experiência baseada em empreendimentos que operam diariamente com ações ambientais, sociais evez de atrações pontuais, o percurso aposta em vivências reais, que revelam o modo de vida do Brejo Paraibano e transformam rotina eturística.Entre os pontos que integram o roteiro está a Casa da Matinha, espaço voltado à educação ambiental e à produção sustentável. No localtêm contato com agrofloresta, meliponicultura, minhocultura, cultivo de ervas medicinais e experiências gastronômicas rurais, mossustentabilidade pode ser aplicada de forma prática e contínua.
Ingá
A Pedra do Ingá, monumento com inscrições rupestres estudada por pesquisadores do mundo inteiro e ainda um mistério, sempre foi o maior atrativo turístico da região. Ingá está localizada a apenas 105 quilômetros de João Pessoa, e este foi o primeiro monumento rupestre a ser tombado no Brasil, em 1944. É comum turistas visitarem o Parque das Itacoatiaras, na cidade de Ingá, formado pela pedra e Museu de História Natural, com peças originais e réplicas. Depois, retornarem direto para a Capital. Mas isso, em breve, poderá mudar.
*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de dezembro de 2025.