Notícias

TURISMO

Carnaval em JP; novidades em Cabaceiras e CG; Cachaça Paraibana | 20/01/2023

publicado: 20/01/2023 00h00, última modificação: 20/01/2023 10h19
1 | 4
Cabaceiras
2 | 4
Desfile de blocos do Folia de Rua
3 | 4
Cachaça Paraibana
4 | 4
João Pessoa
Cabaceiras (Foto Teresa Duarte).JPG
Desfile de blocos do Folia de Rua FOTOS SECOM JP.jpg
Cachaça Paraibana (Foto Teresa Duarte).jpg
João Pessoa (Foto Teresa Duarte).JPG

por Teresa Duarte

 

por Teresa Duarte*

João Pessoa

Depois de dois anos suspensos, em decorrência da pandemia de Covid-19, o Folia de Rua e o Carnaval Tradição voltarão às ruas de João Pessoa, entre os dias 9 e 20 de fevereiro, com uma grande expectativa de público. Na programação estão confirmados nomes de artistas locais e nacionais, como Bell Marques, Elba Ramalho, DJ Alok, Margareth Menezes, Psirico, Fuba, entre outros, que vão se apresentar nos blocos realizados durante as prévias carnavalescas. Ao todo, estão sendo investidos no Carnaval 2023, em parceria com o Governo do Estado, o total de R$ 3 milhões. A abertura oficial será no Ponto de Cem Réis, no Centro, no próximo dia 9, com show da cantora – e ministra da Cultura – Margareth Menezes.

 

João Pessoa II

Após dois anos sem brincar Carnaval, a prévia do bloco ‘Grupo da Melhor Idade Creuza Pires’, acontece no dia 8 de fevereiro, no tradicional Trem da Folia, a partir das 13h, na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O estandarte deste ano será inspirado na Cultura Popular. O Bloco da Melhor Idade foi criado pela saudosa Creuza Pires em 1996, com o objetivo de promover para os idosos, a oportunidade de diversão e valorização desse público, que geralmente ficavam mais reclusas durante o período carnavalesco.  O Trem da Folia sai de João Pessoa com destino a Santa Rita, depois faz uma parada em João Pessoa e segue até Cabedelo, o evento encerra às 17h na capital paraibana.

Cabaceiras

Cabaceiras (Foto: Teresa Duarte)

Na cidade de Cabaceiras considerada a Roliúde Nordestina, já está tudo sendo organizado com uma nova estrutura para a 24ª Edição da Festa do Bode Rei. O Maior Festival de Caprinos e Ovinos do Brasil. A nova estrutura vai garantir mais conforto e comodidade para as pessoas que chegarem a festa com o objetivo de apreciarem as delícias da gastronomia local ao som de muito forró. Além disso, a cidade contará com diversos meios de hospedagem e as reservas já começaram a ser feitas. Este ano a estimativa é de que cerca de 100 mil pessoas de todos os municípios paraibanos e de outros estados brasileiros participem da festa que acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de junho.

 

Campina Grande

Uma agência de viagens exclusiva para mulheres foi criada em Campina Grande. Trata-se da Travessia Turismo, especializada em realizar viagens para mulheres, com roteiros turísticos cultural e gastronômico, desbravando o interior da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, entre outros. A agência nasceu há um ano, por meio de um grupo de amigas que faziam trilha em Campina Grande. Hoje, o projeto ganhou força e conta com um grupo no WhatsApp, com pelo menos 160 mulheres da localidade e das cidades circunvizinhas que estabelecem vínculos de amizade por meio do turismo. Para as mulheres que também têm interesse de passar por essa experiência, basta entrar em contato pelo perfil no Instagram @travessia_turismo ou pelo telefone (83) 9.8835-6142 e falar com Simone Di Pace. 

 Cachaça Paraibana

Cachaça Paraibana (Foto: Teresa Duarte)

Vinte marcas de cachaças produzidas na Paraíba compõe um ranking das 200 melhores do país elencadas no livro “200 anos – 200 cachaças – a evolução da cachaça, da Independência aos dias de hoje, contada em 200 rótulos”, publicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que homenageia o bicentenário da Independência do Brasil, em 2022. A evolução e destaque das bebidas produzidas na Paraíba resultam de investimentos e apoio aos produtores por diversas instituições, a exemplo do Sebrae/PB. Compõe a lista as cachaças Turmalina da Serra, Vitória, Matuta, Gregório, Maribondo, Serra Preta, Jureminha, São Paulo, Cigana, Volúpia, D’dil, Boa do Brejo, Serra Limpa, Triunfo, W, Granraiz, Baraúna, Nobre, Caninha do Brejo e a Pai Vovô.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 20 de janeiro de 2023.