Conde, João Pessoa, Araruna, Pilões, Cuité | 31/03/2023

Fotos: Teresa Duarte.

por Teresa Duarte*

Conde

A prefeitura Municipal de Conde confirmou, na última quarta-feira (29), que a cantora e compositora paraibana Elba Ramalho será uma das principais atrações do São João no município. Para 2023, a Prefeitura está planejando um evento organizado, com atrações diversificadas e de forma a beneficiar também o comércio, o turismo e o fortalecimento da economia local. A cantora Elba Ramalho fará a abertura dos festejos juninos no Centro de Conde, no dia 22 de junho. Além de Elba Ramalho, a Prefeitura está negociando com outras atrações nacionais, estaduais e também as atrações locais, que fazem parte do Programa Prata da Casa, onde os artistas locais tem espaço nos eventos da Gestão Municipal, para se apresentar e divulgar seus trabalhos.

João Pessoa

A Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de João Pessoa e a Arquidiocese da Paraíba, inauguraram na última quinta-feira (30) o CAT- Centro de Atendimento ao Turista Dom José Maria Pires. O CAT está instalado no conjunto da Igreja de São Francisco, no Centro Histórico de João Pessoa.

Araruna (Foto Teresa Duarte).jpg

Araruna

A Prefeitura de Araruna, através da Secretaria Municipal de Turismo, lançou, no último 25, o passaporte da trilha de longa distância do Nordeste “Caminho das Ararunas”. O lançamento ocorreu às 19h, no auditório da UEPB, com a presença do prefeito Vital Costa, governo do estado, através da Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e a Empresa Paraibana de Turismo – PBTur, deputado Eduardo Carneiro (presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo da AL/PB), prefeitos dos municípios envolvidos, comerciantes locais e convidados. O lançamento do passaporte turístico é a primeira ação de promoção da trilha depois da reformulação e inclusão de novos municípios. O documento será entregue a turistas que decidirem desbravar os mais de 120 quilômetros que reúnem paisagens incríveis, entre matas nativas, cachoeiras, lajedos e monumentos dos quatro municípios vizinhos (Araruna, Tacima, Dona Inês e Riachão).

Pilões

Mais uma vez o município de Pilões, situado no Brejo paraibano, se prepara para encenar pela 50ª vez, um dos maiores espetáculos ao ar livre do estado, ‘A Paixão de Cristo’, que inclusive faz parte do calendário turístico da Paraíba. O espetáculo que conta com a participação de cerca de 80 atores amadores e 100 figurantes, será apresentado no próximo dia 7 de abril, a partir das 18h. A estimativa dos organizadores é que mais de 7 mil pessoas compareçam à Praça João Pessoa, em frente a escadaria da Igreja Sagrado Coração de Jesus para assistir o drama da Paixão de Cristo.

Cuité

Considerado o maior espetáculo a céu aberto da Paraíba e o maior evento cultural da região, a Paixão de Cristo do município de Cuité, localizada na região de Curimataú acontece nos dias 6,7 e 8 de abril, às 19h, no Teatro Horto Olho D’água da Bica. A estimativa de público deste ano é de 5 a 7 mil pessoas por noite, atraindo multidões das cidades da Paraíba como também caravanas dos municípios de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. A Paixão de Cristo de Cuité é conhecida por inovar a cada ano, retratando passagens da bíblia e personagens que, muitas vezes, não tem visibilidade em outros espetáculos. Além dos efeitos visuais e sonoros que mudam e melhoram a cada ano, o diretor e roteirista, Ismael Moura, anuncia que o espetáculo conta com três cenas inéditas.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 31 de março de 2023.