Dona Inês, Remígio, Bananeiras, Cabaceiras | 18.08.2023

Dona Inês I (Foto Teresa Duarte).JPG

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

Dona Inês I (Foto Teresa Duarte)

As irmãs Rafaela e Ramona Henrique, quilombolas da Comunidade de Cruz da Menina, no município de Dona Inês, estão promovendo uma experiência para os turistas que reúne sabor, música e paisagem: é o Café Quilombola. Em um dos lugares mais bonitos da cidade, ponto turístico histórico do município, a Cruz da Menina, onde se visualiza as serras da região e um lindo pôr do sol, elas servem um café típico com tapioca de côco, cocadas, doces, pé de moleque, torradas, geleias de frutas como umbu, maracujá com cachaça, manga, tudo feito na comunidade, e um beiju saboroso que tem um segredo que elas não contam. E pra tornar a experiência completa, o super café acontece ao som de uma banda de pífanos, formada pelos jovens Douglas Darlan, José Wesley Mane e Gilcleyson Teófilo, moradores do quilombo.

Dona Inês II

O estilista Romero Souza está ministrando uma oficina para 18 mulheres do Quilombo da Cruz da Menina, no município de Dona Inês. O resultado disso será o lançamento de uma coleção com 20 looks que serão apresentados em um desfile durante o I Festival de Inverno na Serra de Dona Inês, que começa dia 30 deste mês. Além das diversas oficinas de moda, gastronomia, música, cinema, teatro e dança, a programação musical terá apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Juzé, Seu Pereira e Coletivo 401, Luana Flores, Tadeu Matias, Lapinha e Boi de Reis.

Remígio (Foto-Teresa Duarte).jpg
Remígio - Foto: Teresa Duarte

Remígio

A programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2023 no município de Remígio, encerra neste final de semana a programação em grande estilo. O local da festa está sendo realizada na Lagoa Parque Senhor dos Passos, um ponto turístico da cidade, rodeado por palmeiras imperiais. A programação conta com atividades nos três turnos e inclui ainda feira agroecológica, forró, ciclismo, cursos, palestras, artesanato e shows musicais com Banda Maneva, Conde Só Brega, Brasas do Forró, Cavaleiros do Forró, Curió e Vitória Freitas, além de grupos locais.

Bananeiras

A programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2023, chega na próxima segunda-feira (21), ao município paraibano de Bananeiras. A Rota Cultural Caminhos do Frio 2023, já passou pelos municípios de Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria e Borborema. Neste final de semana será encerrada a programação em Remígio, iniciando na próxima segunda-feira em Bananeiras (21 de agosto a 27 de agosto), seguindo para Alagoa Grande (28 de agosto a 03 de setembro) e encerrando a temporada 2023 em Alagoa Nova (04 de setembro a 10 de Setembro).

Cabaceiras (Foto Teresa Duarte).JPG
Foto: Teresa Duarte

Cabaceiras

Após edições em João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Patos, o Pedal Cooperativo chega ao município de Cabaceiras, sendo realizado pela primeira vez na manhã do próximo domingo (20), e já tem mais de 200 inscritos. A concentração será a partir das 6h, em frente à agência do Sicoob Paraíba, no Centro da cidade, de onde os ciclistas partirão para um percurso de 33 km. O trajeto incluirá paradas para café da manhã e hidratação, além de passagem por fazendas e pontos turísticos da região de Cabaceiras. A chegada será no arraial popular da cidade. O evento é uma iniciativa do Sistema OCB/PB* e, nesta edição, conta com a parceria das cooperativas Sicoob Paraíba e Arteza, além da Prefeitura Municipal de Cabaceiras.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 18 de agosto de 2023