por Teresa Duarte*
Forte Velho (Foto Teresa Duarte)
Lugar em perfeita sintonia com a natureza, Forte Velho, distrito de Santa Rita, vem despontando no turismo com a instalação de pousadas, bares e restaurantes típicos, onde pode-se degustar a gastronomia típica e de qualidade. Forte Velho fica as margens do Rio Paraíba e o acesso pode ser feito via terrestre passando pelo município de Santa Rita, através da BR-101, depois seguindo por uma estrada cercada por canaviais e resquícios de mata atlântica. O local também é acessível por ônibus partindo da cidade de Santa Rita, ou por barco, a partir da Praia do Jacaré em Cabedelo, onde o turista fará um belo passeio pelo Rio Paraíba que passa por vários pontos como Costinha, Ilha da Restinga e parando na comunidade de Forte Velho em forte velho.
Alagoa Grande
O município de Alagoa Grande vai ganhar um novo equipamento turístico em breve. Trata-se de um projeto em andamento, fruto de um trabalho do consultor em gestão empresarial e economia criativa do Sebrae-PB, Danylo Aguiar, cuja proposta é unir a hospedagem à experiência do Restaurante Rita de Chicó a cultura do Quilombo Caiana dos Criolos. O novo equipamento será instalado no mesmo espaço onde já estão o restaurante e o palhoção utilizado nas apresentações artísticas e culturais do quilombo.
Areia (Foto Teresa Duarte)
Mais de duas mil pessoas entre chefs renomados de diversas regiões do país, professores, estudantes, pesquisadores, produtores e apreciadores de pratos especiais e cachaça, estão participando do segundo Festival Gastronômico Sabores da Serra, iniciado ontem e que se estenderá até o próximo domingo (3). Já a abertura do primeiro Congresso Brasileiro de Ecogastronomia, será realizado hoje de forma especial com um jantar feito a seis mãos, por três chefs bastante conhecidos no mundo da gastronomia: Taylla Brito, Benigna Alves e Matheus Rockenbach. O jantar será realizado no restaurante Bambu Brasil, na Pousada Villa Real. O foco será a valorização das Pancs (Plantas alimentícias não convencionais) e os insumos regionais, respeitando os princípios da ecogastronomia, principalmente a produção do alimento.
Caminhos do Frio
A Rota Cultural Caminhos do Frio será retomada esse ano. As datas da edição serão lançadas na feira Expo Turismo, que acontece entre os dias 5 e 7 de maio. Os secretários de Turismo das cidades envolvidas no projeto e associações do setor se reuniram na última sexta-feira para determinar o tema de 2022. O homenageado será o músico Pinto do Acordeon, que faleceu em 2020, aos 72 anos, em decorrência de um câncer. Os municípios que integram a rota cultural são: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Matinhas, Pilões, Remígio, Serraria e Solânea. O lançamento do Caminhos do Frio 2022 acontecerá na cidade de Bananeiras, no dia 20 de maio, cerca de duas semanas depois da divulgação das datas.
Araruna (Foto Teresa Duarte)
Distante a poucos quilômetros do centro da cidade de Araruna, encontramos um lugar belíssimo, de paisagens naturais bonitas e uma riqueza cultural surpreendente. É lá, que, além da casa grande e capela do antigo engenho da Fazenda Maquiné, um verdadeiro tesouro de riqueza histórica do município, nos deparamos com um lajedo que dá uma belíssima visão geral do município.