Galante, Areia, Campina Grande, Conde e Bananeiras | 01/07/2022

publicado: 01/07/2022 09h32, última modificação: 01/07/2022 09h32
Galante (Foto Teresa Duarte).JPG

por Teresa Duarte*

Galante (Foto Teresa Duarte)

Trazendo 40 anos de carreira para o palco do Arraiá de Cumpade, a paraibana Elba Ramalho faz o encerramento do evento neste sábado (2), na Fazenda Olho D'Água, no Distrito de Galante, em Campina Grande. O quarto e último dia da 10ª edição do evento conta ainda com o tradicional show de Cumpade João e Seus Cabras e a apresentação do grupo Forró Lampejo. A festa acontece das 11h às 17h. Com quantidade limitada de pessoas, o Arraiá se propõe a oferecer ao público um contato mais próximo com os artistas, em um ambiente que preza pelo conforto e pela segurança. Durante a realização do Arraiá de Cumpade, a fazenda é decorada com capricho para mostrar ao visitante vários aspectos da cultura nordestina. Há, por exemplo, uma vila cenográfica que reproduz uma cidade do interior, com casinhas e uma capela.

Areia

Após dois anos de pandemia, o evento conhecido como “o mais aconchegante da Paraíba” está de volta. Através da Rota Cultural Caminhos do Frio 2022, o Brejo Paraibano oferece aos visitantes muita música, artes cênicas, gastronomia, trilhas e experiências únicas pelos atrativos locais. O evento começa a programação 2022 na próxima segunda-feira, no município de Areia e termina em Alagoa Grande no dia 4 de setembro, totalizando mais de 60 dias de programação. Em sua 17º edição, o evento homenageia Pinto do Acordeon, cantor e compositor paraibano, falecido em julho de 2020. A Rota Cultural Caminhos do Frio inclui os municípios de Areia (4 a 10 de julho), Pilões (11 a 17 de julho), Matinhas (18 a 24 de julho), Solânea (25 a 31 de julho), Serraria (1 a 7 de agosto), Alagoa Nova (8 a 14 de agosto), Remígio (15 a 21 de agosto), Bananeiras (22 a 28 de agosto) e Alagoa Grande (29 de agosto a 4 de setembro).

Campina Grande (Foto Teresa Duarte)

Localizado na Avenida Floriano Peixoto, no Dinamérica, a Vila Sítio São João dispõe de dois espaços para a realização de shows, um com capacidade para 1.500 pessoas e outro que comporta 4.500 pessoas. Além dos espaços de shows, o local conta com elementos culturais marcantes, tais como casas de taipa, casas de farinha, engenho, igrejas, casa de mangaio, restaurantes e outros. O Sítio é um local dedicado à história e cultura nordestina que se destaca na cidade de Campina Grande, permitindo às pessoas darem uma espiada em um espaço-tempo diferente no meio do segundo maior município do estado paraibano. Neste sábado (2 de julho) a animação fica por conta dos shows de Mexe Ville, Capilé, Geraldinho Lins e Os 3 do Nordeste; enquanto que no domingo (3 de julho) sobem ao palco do sítio Eliane, Garotinho, Fabiana Souto e a dupla Sirano e Sirino.

Conde

Para o encerramento dos festejos juninos de Conde, a prefeitura está preparando dois dias de festa na Praça do Mar, em Jacumã, como parte da descentralização do evento. Com isso o setor hoteleiro também é beneficiado com a ocupação dos leitos das pousadas e hotéis da região da Costa de Conde. Em Jacumã, os festejos acontecem neste sábado (01) e domingo (02) com apresentações culturais e shows musicais de Fael Mariz, Kelly Silva, Forró Saudade, Israel Muniz, Forró do Nosso Jeito, Zé Vaqueiro, Vânia Airam e Gil Mendes.

Bananeiras (Foto: Teresa Duarte)

A 18ª edição da Feira Internacional de Turismo Rural do Brasil (Ruraltur) acontecerá em Bananeiras, no Brejo paraibano, entre os dias de 8 a 10 de setembro. O objetivo do evento é incentivar, promover e fortalecer o desenvolvimento dessa modalidade de turismo, o rural, oferecendo visibilidade a nível mundial para o empreendedorismo camponês. A primeira edição da Ruraltur, em 2005, foi realizada pelo Sebrae Paraíba e logo depois passou a ser nacional e no formato itinerante. Depois do período mais crítico da pandemia, esse ano a feira volta a acontecer presencialmente. O tema escolhido para a edição deste ano é “O Poder da Governança para o Turismo Rural Criativo e Colaborativo, Gerando Experiências e Resultados”.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 1 de julho de 2022.