Notícias

turismo

Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Aeroporto e Poço José de Moura | 26.09.2025

publicado: 26/09/2025 08h09, última modificação: 26/09/2025 08h09
Guarabira (Foto Teresa Duarte).jpeg

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

Guarabira

A Rota Cultural Raízes do Brejo será iniciada no município de Lagoa de Dentro no dia 16 de outubro próximo. A programação 2025, foi lançada oficialmente, na última segunda-feira, em Guarabira, em grande estilo no Eco Club Vale Verde, sendo anunciada para temporada uma programação diversificada de música, teatro, dança, gastronomia, artesanato e manifestações religiosas. O Raízes do Brejo é um produto criado pelo Fórum Sustentável do Turismo do Brejo Paraibano, Instância de Governança Regional (IGR) alinhada ao Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo. A edição 2025 conta com o apoio das 10 prefeituras participantes e patrocínio do Governo do Estado da Paraíba, Banco do Nordeste e Sebrae-PB. Fazem parte da rota os municípios de Lagoa de Dentro (16/10 a 19/10), Alagoinha(24/10 a 26/10), Serra da Raiz (07/11 a 9/11), Dona Inês (13/11 a 16/11), Juarez Távora (21/11 a 23/11, Guarabira (28/11 a 30/11), Pirpirituba (05/12 a 07/12), Belém (11/12 a 14/12), Duas Estradas (19/12 a 21/12) e Pilõezinhos (26/12 a 28/12)

João Pessoa

A convidada do PodcastSimbora Paraíba, produzido pela Abrajet PB – Associação dos Jornalistas de Turismo em parceria com a Doctor Play, empresa de tv corporativa, foi a professora, gestora, ex-presidente da Empresa Paraibana de Turismo PBTUR, e coordenadora do Memorial do Maior São João do Mundo, Cléa Cordeiro. Cléa conversou durante uma hora com os jornalistas Rosa Aguiar, Naná Garcez e Romero Rodrigues sobre turismo na Paraíba, e lembrou aspectos importantes quando se desejava que o estado tivesse a projeção que tem atualmente. Ela lembrou as dificuldades e as iniciativas que culminaram com o que temos hoje.Confira toda a entrevista no canal do Youtube @abrajetparaiba

Monteiro

Começa hoje(26), o V Encontro Borborema Cangaço, na cidade de Monteiro, no cariri paraibano. O objetivo é reunir os amantes da memória sertaneja num ambiente de debates, palestras e apresentações culturais preservando assim a história, num dos períodos mais intrigantes na região, durante o cangaço. O evento propõe reflexão e celebração junto com pesquisadores renomados, estudiosos, artistas e descendentes dos personagens que marcaram a história será palco de um dos mais importantes eventos culturais do Nordeste.

A programação terá início hoje (26), com abertura solene, apresentações culturais e palestra do pesquisador Aderbal Nogueira, Thúlio Fontenele Cruz, bisneto de Augusto Santa Cruz e escritor Bismarck Martins e cordelista e escritor Gutemberg Pereira de Farias, poeta Marco di Aurélio e historiador Júnior Almeida, no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Aeroporto

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado na Grande João Pessoa, conquistou um feito histórico: entrou para a lista dos 20 aeroportos que mais movimentam cargas no Brasil. O destaque veio após registrar crescimento de 83,7% no volume de cargas em agosto, segundo dados divulgados pela AENA.Nos últimos 12 meses, o terminal paraibano acumulou 8.607.656 toneladas movimentadas, consolidando uma curva de crescimento constante desde 2019.

Poço José de Moura

O município Poço José de Moura, no Sertão paraibano, é encantador pelas belezas naturais, atividades culturais e uma deliciosa gastronomia. O município está inserido na “Rota Vale dos Dinossauros”, um trabalho do Sebrae Paraíba, por meio do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART), cuja missão é fomentar o turismo criativo no Brasil e valorizar as atividades econômicas, a partir de ações estratégicas com foco na geração do emprego e da renda, é sem dúvida a terra da cultura. Entre os pontos turísticos existentes no município, um destaque para o grupo do Reisado, criado por Zé de Moura, que continua como atração até os dias atuais. Conhecer o Marco Zero ou Cacimba do Gado, é conhecer a história de Poço de José de Moura.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de setembro de 2025.