Jacaré, João Pessoa, Lucena, Areia, Barra de Camaratuba | 24.11.2023

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

Jacaré

O espetáculo do pôr do sol na praia do Jacaré, localizada no município de Cabedelo, litoral norte de João Pessoa, é atração para os turistas que frequentam os vários bares instalados à beira-rio. O local é internacionalmente conhecido pelo famoso pôr do sol ao som do Bolero de Ravel entoado pelo saxofonista "Jurady do Sax", que sai navegando em sua canoa nas águas calmas do rio Paraíba tocando em uma sintonia com a natureza, um espetáculo que acontece por volta das 17h. Após esse momento de reflexão com a despedida do astro rei, a Ave Maria é tocada no interior dos restaurantes e uma imagem de Nossa Senhora se reflete as águas do rio. Na praia do Jacaré o turista também vai encontrar lojas que comercializam diversos tipos do artesanato, bem como degustar do de que existe de melhor na culinária paraibana.

João Pessoa

O Coreto da Praça Venâncio Neiva, está entre os mais belos cartões postais de João Pessoa. O projeto é do arquiteto italiano Paschoal Fiorillo e foi inaugurado em 1917, sendo ele um registro da urbanização dos seus principais espaços urbanos, bem como a implantação dos serviços de água encanada, saneamento e energia elétrica da Capital paraibana. Os coretos e pavilhões, associados à urbanização de praças e jardins públicos, além de valorizar os espaços urbanos na época, também promoviam a dinamização da vida social e cultural das cidades. O Coreto da Praça Venâncio Neiva foi tombado através do Secreto estadual 8.636/1980.

Lucena (Foto Teresa Duarte).jpg

Lucena

Quem gosta da natureza não deve perder a caminhada na trilha da Ruína de Bonsucesso, no município de Lucena - PB, que proporciona uma maravilhosa viagem ao túnel do tempo, trilhando entre a mata em um percurso de 10000 metros. Um local mágico e inesquecível, a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, muito embora seja tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP, uma construção de 1789, ainda tem paredes erguidas por força da mãe natureza que tomou providencias e impede o seu desmoronamento com a sustentação das raízes de uma planta. O local é encantador e deve ser preservado para que os amantes da natureza possam vivenciar essa experiência inesquecível.

Areia

A Trilha do Cume é um dos belos passeios da Comunidade Chã de Jardim, localizada às margens da rodovia PB 060, estando situada a 118 km de João Pessoa, 45 km de Campina Grande e a 5 km do município de Areia. A trilha que é feita na Mata do Pau Ferro, conta com nove roteiros que são preparados de acordo com o turista. Pode ser café da manhã/caminhada ecológica de 2 km/banho de bica, café da manhã/caminhada ecológica de 5 km/banho de bica/contemplação da barragem, cesta de piquenique com produtos regionais/caminhada ecológica de 400 metros, cesta de piquenique com produtos regionais/caminhada ecológica de 2 km/banho de bica, cesta de piquenique/caminhada ecológica de 5 km/Banho de bica/contemplação da barragem, trilha ecológica de 5 km/banho de bica/barragem, ou fazer apenas a trilha ecológica de 2 ou de 1 km. Informações com Luciana Balbino de Souza (Coordenadora da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade Chã de Jardim) 9998-25-97/9344-7680.

Barra de Camaratuba

Se você gosta de apreciar uma beleza selvagem, a dica é a Barra de Camaratuba. Habitada por uma pequena vila de pescadores ela pertence ao município de Mataraca, a aproximadamente 110 km de João Pessoa/PB e a 120 km de Natal/RN, estando situada no meio do pouco que resta da mata atlântica, com praias desertas, lagoas, áreas de proteção ecológica e muito mais. A beleza local vem despertando o interesse de visitantes e investidores estrangeiros, que planejam com o apoio do poder público municipal, transformar a Barra de Camaratuba em um ícone do desenvolvimento turístico, sustentável e preservacionista com foco no ecoturismo turismo rural e de aventura.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 24 de novembro de 2023.