Turismo

Jardim Botânico, Crescimento turístico, Bananeiras, Pilões e Baía da Traição | 22.03.2024

publicado: 22/03/2024 09h17, última modificação: 05/04/2024 08h47
João Pessoa (Foto Teresa Duarte).jpg

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

Jardim Botânico

O Jardim Botânico Benjamin Maranhão, que é gerenciado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), funciona de terça a sábado, das 8h às 16h30. Os ensaios fotográficos e vídeos se encerram às 16h. As escolas e grupos com mais de 10 pessoas que quiserem visitar o Jardim, que fica na Avenida Dom Pedro II, Bairro da Torre, devem ligar para os telefones: (83) 3218-7880 ou 3218-7881, para realizar agendamento. Todas as atividades são gratuitas.

Crescimento turístico

Além de proporcionar memoráveis experiências para quem visita a Paraíba, do Litoral ao Alto Sertão, a atividade turística do estado também tem se destacado positivamente quando o assunto é a geração de oportunidades e desenvolvimento econômico. É o que indica o boletim técnico elaborado pela Usina de Dados do Sebrae/PB, ao constatar, nos últimos seis anos, um crescimento de 73,5% do número de empresas formais ativas no estado que possuem relação com o setor. De acordo com a Usina de Dados do Sebrae/PB, que é um ecossistema de criação e divulgação de informações inteligentes, em 2019 o estado contava 38.708 empresas formais ativas que possuíam relação com o setor de turismo, número que em 2024 passou a ser de 67.195 nos primeiros meses do ano. Desse total, a maior parte dessas empresas, 80%, pertencem ao setor de serviços.

Bananeiras

Aproveitando o fluxo de 50 mil pessoas em Bananeiras na Semana Santa, no próximo dia 30 acontece o primeiro Festival das Cachaças da Paraíba, a partir de 12h, no Engenho Reserva da Moenda. O objetivo é divulgar a qualidade das cachaças da Paraíba, produzidas do Litoral ao Sertão. O evento é promovido pela Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca). Na programação haverá degustação de cachaças, preparação de drinks e a comercialização dos produtos. A apresentação da banda Vidama acontece das 15h às 18h.

Pilões

Pela 48a vez, a cidade de Pilões (120 km de João Pessoa) encenará o que já é considerado o maior espetáculo da Paixão de Cristo na Paraíba. A peça teatral ao ar livre ocorre no início da noite da Sexta-feira Santa, na principal praça da cidade, o Largo da Matriz do Sagrado Coração de Jesus, igreja em que tudo começou há 50 anos. A “Paixão de Cristo” é realizada pelo Grupo de Teatro Padre Matheus que trata da história mais contada em todo o mundo, a vida, morte e ressurreição de Jesus, usando como palco os 54 degraus das escadarias da paróquia.

Baía da Traição

Um dos lugares considerados sagrados pela população da Baía da Traição é o Rio do Gozo. Água limpas e cristalinas com uma vegetação exuberante, ele é a nascente do Rio Sinimbu, que deságua em diversas localidades do município, proporcionando banhos em diversos pontos. É tudo muito pitoresco e bem preservado por moradores da Aldeia Tracoeira. Tem uma área que é reservada para as pessoas que queiram fazer churrasco e, no torno do rio, existem mesas onde as famílias se reúnem para as refeições. Caso a pessoa não leve alimentos, os moradores da comunidade vendem ensopados de diversos crustáceos, peixes da culinária local.

*Coluna publicada orginalmente na edição impressa no dia 22 de março de 2024.