João Pessoa, Abav Expo, Litoral Norte, Taperoá, Cuité | 29.09.2023

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa

O Brasil Cachaças, que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de novembro, foi lançado oficialmente ontem para imprensa, influenciadores e formadores de opinião no restaurante do SESC Cabo Branco. O Brasil Cachaças, vai discutir com participantes de todo país a promoção da cadeia produtiva da cachaça, expor e comercializar produtos e serviços, além de aproximar produtores e consumidores, fomentando o consumo responsável, a história, qualidades e valores sensoriais da bebida genuinamente brasileira.

Abav Expo

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), participa da 50ª edição da Abav Expo, considerada o maior evento do mercado do turismo brasileiro e um dos principais do calendário da América Latina. A feira, que foi iniciada na última quarta-feira (27) e vai até hoje (29), no Rio de Janeiro, é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). Durante os três dias de evento, a PBTur, em um estande próprio fez projeções das regiões turísticas da Paraíba e informações sobre atrativos, equipamentos, gastronomia, artesanato e cultura local. Também foram distribuídos materiais promocionais (folderes, revistas e mapas) e realizadas capacitações com agentes de viagem.

Litoral Norte

Com aproximadamente 60 quilômetros de praias, o litoral norte paraibano caracteriza-se por rios, falésias e preservação da Mata Atlântica. A região também é conhecida pela existência de aldeias dos índios potiguaras, preservando a história e tradição das tribos. Para facilitar o acesso de turistas e visitantes o Governo do Estado investiu na construção e pavimentação de rodovias que dão acesso às cidades de Lucena, Baía da Traição, Mamanguape e Mataraca, esta última faz divisa com o Estado do Rio Grande do Norte.

Taperoá

O Centro Histórico do Município de Taperoá é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba. Taperoá está localizado na Região Geográfica Imediata de Campina Grande e é famosa por ser palco da história da peça Auto da Compadecida, do escritor paraibano Ariano Suassuna. No ano de 2007, Taperoá viveu bons momentos com as gravações da microssérie A Pedra do Reino, escrita também por Ariano.

Cuité

Com pouco mais de 26 mil habitantes e uma longa história, o município de Cuité é rico no turismo cultural, além de um Centro Histórico com construções revitalizadas, que despertam a atenção de qualquer turista. Todos os prédios têm uma história vinculada a cidade e aponta o Teatro Municipal ‘Dona Chicota’, construído no início do século Vinte, que já funcionou como um cinema, teve a sua construção restaurada pela prefeitura e colocado à disposição da comunidade.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 29 de setembro de 2023.