João Pessoa, Abrajet, Areia, Boqueirão, Maturéia | 28/04/2023

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa

O movimento de turistas no período de alta estação em João Pessoa (PB) não foi percebido apenas nos principais pontos turísticos. Nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), administrados pela Secretaria de Turismo, houve um aumento de 30% na presença de turistas recebendo informações em dezembro e no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022. O CAT, inaugurado no começo de abril no coração do Centro Histórico, no complexo da Igreja de São Francisco foi instalado na residência do ex-arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires que, pelo seu trabalho, ficou conhecido como “Dom Pelé”, é roteiro obrigatório para quem gosta de conhecer um pouco mais da história das cidades que visita. Segundo Shirley Oliveira, coordenadora dos CATs, essa projeção de turistas se confirmou e a média de pessoas nos Centros que foi de duas mil por mês, registrada no ano de 2022, saltou para cerca de 2.600.

Abrajet

Debater soluções e se colocar como parceira no desenvolvimento do trade turístico do estado. Com esse objetivo, a Associação dos Jornalistas de Turismo - Abrajet PB realizou na manhã da última terça-feira, a primeira edição do “Café com Turismo”, que ocorreu no Oceana Hotel, na praia do Bessa, e teve o prefeito Cícero Lucena como convidado. Ao todo, estiveram presentes cerca de 20 jornalistas que fazem a cobertura do segmento turístico na Paraíba. De acordo com o presidente da Abrajet PB, o jornalista Abelardo Jurema, informou sobre a inciativa, foi o primeiro passo para se tornar uma inciativa periodicamente, sempre com personalidades de destaque no trade turístico.

20220913_193731.jpg

Areia

Terá início hoje e se estenderá até domingo, o II Areia Mostra Cachaça, evento que aquece o setor turístico da região do Brejo paraibano. Em sua segunda edição, a expectativa dos organizadores é que mais de 10 mil pessoas, entre turistas, apreciadores de cachaça e empresários da área participem do evento, que contará com aproximadamente 60 expositores e fornecedores de insumos em 45 estandes. “Com a divulgação do evento, desde ontem, turistas e participantes já ocupam os leitos dos hotéis e pousadas”. A informação é do presidente da Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA), Thiago Baracho. O II Areia Mostra Cachaça terá início às 8h, com palestras voltadas para o setor produtivo, no auditório Maria das Dores do Centro de Ciências Agrárias. Todas as palestras são gratuitas e abertas ao público.

Boqueirão

A cidade de Boqueirão, no Cariri, está em festa a partir de hoje (28), quando será iniciada a primeira Festa do Peixe, que se realizará até o próximo domingo (30).  O evento surge com objetivo de mostrar todo o potencial turístico do município, interligado com o Açude Epitácio Pessoa, um dos principais cartões postais do município e fonte de geração de emprego e renda. O evento vai envolver pescadores, empresários, rede hoteleira, bares, restaurantes, além de uma programação cultural e aquática. A Festa do Peixe é uma realização da Prefeitura de Boqueirão e conta com apoio de parceiros como o Sebrae.

Matureia (Foto Teresa Duarte).jpg

Maturéia

O Passarinhando no Jabre, evento anual de observação das aves, vai realizar a sua décima edição, entre os dias 9 e 11 de junho. Organizado pelo Casarão do Jabre, o evento acontece no Parque Estadual Pico do Jabre, situado no município de Matureia, no sertão paraibano. Este lugar da natureza, onde a Caatinga se junta à Mata Atlântica. Por isso, a região apresenta bastante umidade com uma vegetação diferenciada, além de uma grande diversidade de aves desses dois biomas. A expectativa de público é de 50 pessoas.

*Coluna pulicada originalmente na edição impressa de 28 de abril de 2023.