Notícias

turismo

João Pessoa, Areia, Alagoa Nova | 30.08.2024

publicado: 30/08/2024 09h09, última modificação: 30/08/2024 09h09

por Teresa Duarte*


João Pessoa

João Pessoa recebeu o título de Capital do Ipê-Amarelo, conforme nova lei sancionada pelo governador João Azevêdo e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 27. Conhecida por manter áreas de conservação de biodiversidade e se situar dentro da Mata Atlântica, a capital celebra, agora, a importância daquela espécie de árvore como um novo símbolo oficial. Os ipês-amarelos formam um tapete colorido no Parque Solon de Lucena, mais uma atração para os turistas que queiram visitar a cidade no período da floração. São 123 ipês no local, sendo que, desses, 65 são amarelos, os quais, quando brotam, deixam suas flores caírem ao chão, adornando o parque com sua exuberância e chamando a atenção das pessoas, que param para tirar fotos e admirar suas cores vibrantes. 

Foto: Evandro Pereira

João Pessoa II

O Jardim Botânico de João Pessoa foi fundado no dia 28 de agosto de 2000 e, para celebrar seus 24 anos de criação, o espaço promoverá, amanhã, uma programação especial, com trilhas interpretativas, visitas guiadas ao Viveiro Educador e ao Meliponário, além de exposições, contação de histórias e apresentação musical.

Areia 

Areia, no Brejo da Paraíba, alcançou um marco histórico na produção de cachaça durante a safra 2023/2024, atingindo a impressionante marca de seis milhões de litros. O resultado reflete o crescimento sustentável do setor no estado, que é tradicionalmente um dos maiores produtores da bebida no país. A cachaça também fomenta o turismo e a vivência gastronômica, estimulando a realização de eventos importantes. Entre hoje e domingo (1o), a cidade sedia o Areia Mostra Cachaça, que chega à sua terceira edição. Realizado no campus da UFPB, o evento contará com estandes de marcas de cachaça de Areia e de várias partes do país, além de palestras e atrações musicais. A iniciativa é da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia e do Sebrae-PB.

Foto: Teresa Duarte

Visibilidade internacional

A Paraíba tem se destacado no cenário internacional, graças ao trabalho contínuo do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Recentemente, o Travel2Latam, importante portal de notícias sobre turismo na América Latina, EUA e Europa, ressaltou o crescimento do setor no estado. O site celebra o momento de ouro pelo qual a Paraíba está passando, elogiando a atuação na promoção e divulgação do turismo local, o impacto do Polo Turístico Cabo Branco e a infraestrutura para eventos oferecida pelo Centro de Convenções de João Pessoa (que, em breve, também terá unidade em Campina Grande). A matéria ainda enaltece a capital paraibana, por sua qualidade de vida e suas belezas naturais e históricas. Outro ponto abordado é o Roteiro Paraíbe-se, que promove a interiorização do turismo ao incluir quatro regiões turísticas do estado.

Alagoa Nova

A Rota Turística Caminhos do Frio chega, na próxima semana, ao município de Alagoa Nova, encerrando, no próximo dia 8, a programação de sua 19a edição. Neste ano, o evento passou pelas cidades de Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras e Alagoa Grande.

Foto: Teresa Duarte

*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de agosto de 2024.