João Pessoa, Areia, Mamanguape, Itabaiana | 18/02/2022

- Foto: Foto: Teresa Duarte

tags: João Pessoa , Areia , Mamanguape , Itabaiana

por Teresa Duarte*

João Pessoa (Foto: Teresa Duarte)

Quem aprecia a arquitetura de igrejas históricas uma excelente opção em João Pessoa é o Centro Cultural São Francisco. O complexo, que fica localizado no Centro da Capital, inclui a Igreja de São Francisco, Convento de Santo Antônio, Museu de Arte Sacra, além de algumas capelas cuja construção foi iniciada em 1589 e concluído em 1788. Entre os destaques da Igreja de Santo Antônio estão o coro, de onde vê muitos móveis em mogno e se tem bela vista panorâmica da igreja; Capela Dourada, com uma enorme cobertura de ouro e a sacristia, com pedaços do piso feito com mirra que até hoje exala um pouco do perfume. A visita é conduzida por um guia explicando todos os detalhes da arquitetura do local, que inclui manifestações artísticas feitas no estilo barroco e o uso de muito ouro, mármore e azulejos pintados. Informações pelo telefone (83) 3218-4505

Decreto

O novo decreto do Governo do Paraíba com medidas de combate à Covid-19, publicado na última quarta-feira (16), suspende o ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março, feriadão de Carnaval. O serviço público estadual será normal e o Estado recomenda o mesmo aos Municípios. Apesar do cancelamento do ponto facultativo, estão liberadas festas tanto no período pré-carnavalesco quanto nos dias da Folia de Momo, mas com limite de público em alguns espaços e regras de acesso e permanência em alguns locais. A realização de shows privados está permitida, com ocupação de até 50% da capacidade, e limitada a 5 mil pessoas, seguindo protocolos como a apresentação do passaporte da vacina e teste de Covid negativo, realizado até 72 horas antes do evento.

Areia (Foto Teresa Duarte).JPGAreia (Foto Teresa Duarte)

O Fórum de Turismo do Brejo Paraibano fará o I Encontro de Parceiros, que será realizado no próximo dia 24, no Colégio Santa Rita, em Areia. O evento é fruto de uma parceria com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba - Fecomércio, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. O desenvolvimento do turismo da região será o tema abordado no evento que contará com uma palestra master da consultora de desenvolvimento territorial, Tânia Zapata, a palestra será voltada para gestores municipais, secretários de turismo, empresários, associações turísticas, profissionais da área do Turismo, acadêmicos e instituições que promovam o desenvolvimento econômico e do turismo. O Fórum promoverá a troca de experiências turísticas, planejamento estratégico de desenvolvimento e oportunidades de investimento na região, através dos parceiros.

Mamanguape

É em um santuário florestal no distrito de Pitanga da Estrada, município de Mamanguape, Litoral Norte, que está localizada uma das florestas mais importantes para preservação do pau-brasil, espécie símbolo do país, que sofre com a ameaça de extinção. Assim podemos caracterizar a Estação Ecológica do Pau-brasil, área remanescente da Mata Atlântica, que abriga grande número da espécie do país, figurando entre as 10 regiões mais importantes para preservação do pau-brasil. A estação foi criada através do Decreto Estadual nº 22.881, de 25 de março de 2002, pela sua importância e abundância da espécie Ceasalpinia echinata, popularmente conhecida como pau-brasil, árvore símbolo do Brasil. Tal espécie foi declarada como árvore nacional pela Lei Federal 6.607, de 7 de dezembro de 1978 e quase que desapareceu em decorrência da devastação das matas costeiras, estando presente na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

Itabaiana (Foto Teresa Duarte).JPGItabaiana (Foto Teresa Duarte)

No município de Itabaiana “Nevinha e Tôta Artesanato” é um dos pontos de parada obrigatória para o turista. Nevinha começou a se interessar pela cerâmica observando o trabalho de Tôta, seu marido, ceramista tradicional, conhecido em toda a Paraíba e os dois trabalham no mesmo ramo há 30 anos. Nevinha faz a arte popular e, Tôta, quando necessário, dá o acabamento no torno, valorizando ainda mais a peça que é exportada para Alemanha, França, Inglaterra, Portugal e outros países da Europa. Além da exportação, o casal tem uma clientela para restaurantes locais e de diversos Estados brasileiros, tendo uma média mensal de produção entre 700 a 1.000 peças.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 18 de fevereiro de 2022.