João Pessoa, Areia, Ponte Lucena-Cabedelo, Rota das Flores | 15.12.2023

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa I

A Decolar divulgou a lista dos destinos mais procurados para as festas de fim de ano no país e no mundo. Entre as rotas nacionais, João Pessoa se destaca como um dos destinos nacionais mais desejados do Brasil. Nos festejos natalinos, a capital paraibana fica em nono lugar entre as cidades mais buscadas. E para o Réveillon, ela sobe para a sétima posição, mostrando que tem muito a oferecer aos visitantes.

João Pessoa II

Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope), realiza amanhã, a abertura oficial das festas de final de ano, com show do cantor Daniel Boaventura, no Largo do Centro Cultural São Francisco, a partir das 19h. O Concerto de Natal terá a participação da Banda 5 de Agosto e da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, além de personagens natalinos que vão interagir com o público no entorno do espetáculo.

Areia-(Foto-Teresa-Duarte).jpg
Foto: Teresa Duarte

Areia

O novo associado da Atura é o Engenho Pacas, zona rural de Areia, oferece uma trilha incrível. Pela trilha, o visitante passa por áreas verdes, com produção de limão, banana e macaxeira. Por três quilômetros, há contemplações à natureza e uma parada obrigatória numa mangueira, convidando à reflexão e à apreciação da tranquilidade. Os desafios são moderados, culminando em um ponto alto com vista panorâmica e vento revigorante. Faz parte desse passeio degustar uma deliciosa refeição, incluindo galinha com cuscuz, macaxeira, ovo, frutas, café, chá e suco de limão batido na hora que dá aquela sensação refrescante. Os grupos são agendados pelo (83) 9 9398-3046, com mínimo de 10 e máximo de 20 pessoas.

Ponte Cabedelo/Lucena

O Governo da Paraíba apresentou na última segunda-feira (11) o projeto do Complexo Rodoviário Ponte do Futuro, que prevê a ligação das cidades de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa, por meio da construção de pontes sobre o Rio Paraíba, e de novos trechos de rodovias. A ponte integra a lista de projetos constantes no Plano Estadual de Parceria Público-Privada do Estado da Paraíba, em vigor desde janeiro de 2021 no estado. De acordo com o projeto, cuja autorização da licitação foi assinada pelo governador João Azevêdo, vão ser investidos R$ 500 milhões, e a expectativa é de que a obra seja concluída no último trimestre de 2026. A previsão é de que, após a conclusão, o complexo facilite a logística de acesso ao Porto de Cabedelo, além do fortalecimento do turismo no Litoral Norte.

Rota-das-Flores-(Foto-Teresa-Duarte).jpg

Rota das Flores

Foi lançada “A Rota das Flores” o mais novo roteiro do brejo paraibano. A rota passa pelos municípios de Areia, Remígio, Solânea e Pilões (pelo menos por enquanto). Ela une as belezas do brejo mais as histórias de superação das mulheres que encontraram nas flores um meio de sustentar suas famílias. A rota em Areia conta com a visita em quatro floriculturas e você também poderá ter a experiência de fazer seu próprio jarro. Em Remígio a parada é na Tapera. Lá você conhecerá a fabricação de louças de barro além de poder comprar flores também. A Rota conta com o fim de tarde no belíssimo Riacho dos Campos em Solânea com um maravilhoso café. Na cidade de Pilões além conhecer mais uma floricultura, você poderá jantar no Sítio Targino.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 15 de dezembro de 2023.