João Pessoa, Areia, Quadrilhas Juninas e Cabaceiras | 17.05.2024

publicado: 17/05/2024 09h25, última modificação: 24/05/2024 08h56

por Teresa Duarte*

João Pessoa

O Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa está participando da 22ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) até o próximo domingo (19). No entanto, a exposição paraibana, que tem como tema o labirinto, ficará aberta até o dia 30 de junho. Já a 22ª Semana Nacional dos Museus tem como tema "Museus — Educação e Pesquisa". E é neste contexto que o Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa participa com a exposição "Labirinto — Bordado que Une Gerações", com visitas guiadas, mostrando o passo a passo desta riqueza artesanal que está presente na região do Agreste do Estado.

João Pessoa II

A 22ª Semana Nacional dos Museus vai contar com visitas guiadas ao Museu do Rádio Paraibano de escolas municipais, estaduais e universidades todos os dias. Hoje (17), das 14h às 15h, a presidente da EPC, Naná Garcez, o diretor de Rádio e TV da EPC, Rui Leitão, e a professora e colaboradora do Museu, Bernardina Freire participarão do programa Tabajara em Revista, na Rádio Tabajara 105.5 FM, falando sobre o tema. Localizado na sede da Rádio Tabajara, em João Pessoa, o Museu do Rádio Paraibano reúne a história radiofônica do estado. Inaugurado em abril do ano passado, o equipamento visa preservar a memória do rádio e de seus agentes, os profissionais que atuaram e atuam ao longo desses 87 anos da Rádio Tabajara no estado da Paraíba, mostrando os avanços, as vozes e papel social da emissora. O espaço físico foi pensado para enfatizar o percurso e avanços tecnológicos da radiodifusão composto por itens históricos, dentre eles: discografias, transmissores antigos e aparelhos telefônicos, que estão dispostos de forma rotativa, oferecendo uma exposição dinâmica aos visitantes.

Areia

A programação do São João da Atura, Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia, conta com o mês inteiro de atrações, no período de 01 a 30 de junho. Os estabelecimentos associados que são hospedarias, restaurantes, cafeterias, floriculturas, engenhos e espaços de lazer, estão preparando shows regados por excelência em gastronomia e pelo carro-chefe da cidade, que é a capital paraibana da cachaça por lei. A cidade está pronta para receber moradores e turistas para celebrar uma das festas mais tradicionais do Nordeste do Brasil. A abertura está prevista para acontecer no Restaurante Rural Vó Maria, com Milene Sales e Trio a partir das 12h do dia 01 de junho. A partir das 15h, a festa é no Sítio Casa de Vó, a partir das 15h. Já às 19h, no Restaurante Azul Histórico é a vez de Yan Caio e às 20h a festa tem início no Restaurante Bambu Brasil, com o Xote Jeito Manhoso. Na programação também consta um city tour na Jardineira Flor da Trilha, Festa da Comida de Milho, na Cafeteria A Talha, no dia 22 de junho e, que vai reunir muita comida boa com toda pegada regional. O encerramento vai ficar por conta da Banda Xote Manhoso a partir das 12h, no Restaurante Vó Maria.

Quadrilhas Juninas

Celebrando não apenas uma tradição nordestina, mas toda uma herança cultural, os bastidores das quadrilhas juninas fervem de atividades à medida que o São João de 2024 se aproxima. Fitas, chapéus, bandeiras, costura de roupas e adereços, ensaios coreográficos, cada detalhe preparado pelas quadrilhas são importantes para o resultado final da apresentação. Este ano, os espetáculos acontecerão de 10 a 13 de junho, na Arena Almeidão, no bairro do Cristo Redentor. As premiações do grupo A são R$ 10 mil para o primeiro lugar, R$ 8 mil e R$ 6 mil, respectivamente. Já no Grupo B, o primeiro lugar recebe R$ 8 mil, o segundo R$ 6 mil e o terceiro R$ 4 mil.

Cabaceiras

A “Roliúde Nordestina”, como também é conhecida Cabaceiras – cenário de produções audiovisuais brasileiras como O Auto da Compadecida e Onde Nascem os Fortes –, será palco, entre os dias 6 e 9 de junho, de uma das maiores festas da cadeia de caprinovicultura do Brasil. Trata-se da Festa do Bode Rei, que completa 25 anos de realização em 2024. Para celebrar seu 25 aniversário, o evento contará, neste ano, com quatro dias de programação, que contemplará atividades como feira, exposição, comércio de animais, gastronomia, atrações culturais e competições – tudo envolvendo os caprinos e ovinos, animais característicos da região e símbolos da resistência em meio à seca. Outra novidade é que a festa deverá contar com mais um palco para apresentações de forró, ao lado dos já existentes palco principal, palco regional e palco cultural.

*Coluna publicada originalmente na edição do dia 17 de maio de 2024.