João Pessoa, Areia, Soledade, Solânea e Cabaceiras | 17/09/2021

- Foto: Fotos: Teresa Duarte

tags: João Pessoa , Areia , Soledade , Solânea , Cabaceiras

por Teresa Duarte

João Pessoa (Foto Teresa Duarte)

O governador João Azevêdo, por meio de decreto, criou o Concurso Ideias Inovadoras 2021 – Requalificação do Centro Histórico de João Pessoa. O ato, que foi publicado na quinta-feira (09) no Diário Oficial do Estado (DOE), tem como objetivo valorizar, estimular e dar visibilidade a práticas inovadoras de requalificação do Centro Histórico, além de disseminar a cultura empreendedora no âmbito do Estado da Paraíba e premiar projetos inovadores. Ao todo, serão distribuídos R$ 180 mil em prêmios, de acordo com a ordem de classificação e categorias.

Areia

Hoje será realizado o Lançamento das Trilhas Quintais de Chã da Pia no município de Areia. O horário da visitação será no período das 9h30 até às 15h, e a programação consta da realização da Feirinha de Chã da Pia no Portal, que contará com o artesanato em barro, muda de plantas e café da manhã; a Casa da Cultura estará aberta ao público com uma exposição de peças em artesanato; abertura dos quintais: Marizete Vasos e Queima da Louça, Quintal de Claudiana com a produção de peças, mesa posta e Restaurante Barro e Sabor, Quintal de Dinda com artesanato e plantas, Quintal de Solidade, Quintal de Eliane e Ismael com miniaturas e peças de barro em geral, Quintal de Gilson com peças de barro e pesque e pague e o Quintal de Dona Zefinha com peças de barro em geral e plantas. Informações: Adnan Araújo (83) 9 9621-6354.

Soledade (Foto Teresa Duarte).JPG

Soledade (Foto Teresa Duarte)

O Primeiro Festival de Queijos de Soledade, novo produtos turístico da Paraíba, foi lançado ontem e acontece até o próximo dia 26. Na programação elaborada pela prefeitura municipal, está acontecendo o Festival de Queijo, com a exposição do laticínio, um dos cartões-postais da culinária local, lançamento do livro ‘A Flor do Caruá 2’, que traz artigos acadêmicos escritos sobre o município além de textos dos moradores sobre a cidade. O trabalho foi desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Aproveitado a vocação local para o esporte de aventura, também será realizada a 4ª Copa Paraíba Mountain Bike ‘Cabra da Peste’, que reunirá atletas de todos os níveis, pertencentes a diversos estados do país. E ainda durante o mês de setembro, haverá mais uma edição da ‘Mostra Soledade’ e live show com Luh Barreto e Banda. Entre as ações previstas similarmente, estão a distribuição de mudas, uma ação educativa sobre a implementação da coleta seletiva, a final da Copa Municipal 2021 e o 1º Pedal Ecológico.

Solânea

Para quem gosta do turismo religioso o município de Solânea conta com um rico acervo do trabalho missionário do Padre Ibiapina, onde você reviver momentos históricos no Santuário Padre Ibiapina. O lugar, além da beleza natural e clima agradável da região do brejo paraibano, transmitem paz aos turistas que ali procuram conviver um pouco sobre o trabalho e vida do Padre. O complexo do santuário é formado pela casa onde o Padre morou, Casa dos Milagres, Igreja, Mausoléu do Padre Ibiapina, Museu, Casa de Caridade fundada em 1866, refeitório e alojamentos coletivos, cujo espaço hoje é usado para retiros, encontros, seminários e meio de hospedagem.

Cabaceiras (Foto Teresa Duarte).JPGCabaceiras (Foto Teresa Duarte)

Agência de Turismo Cabcultur Turismo – Cabaceiras - Paraíba, que projeta roteiros de passeios pela região do município, mantém um roteiro constante de 4 pontos de visitações, com rotas em Ciy Tour e Tour Rural. Guiado pelo condutor de turismo e historiador Norberto Castro a visitação em um dia segue pelos seguintes pontos: cidade Cabaceiras pelo centro histórico e locais das filmagens de O Auto da Compadecida. E outros; Distrito Ribeira com visitações pelos artesanatos de couro e curtumes; visitação ao complexo do sitio arqueológico Saca de Lã e ao Lajedo do Pai Mateus, ambos com opções de trilhas. Informações: (83) 98835-0577.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 17 de setembro de 2021.