Notícias

Turismo

João Pessoa, Assustado, Cabaceiras, Campanha de São João e Araruna | 07.06.2024

publicado: 07/06/2024 10h56, última modificação: 07/06/2024 10h56

por Teresa Duarte*

João Pessoa

Depois de duas noites intensas de eliminatórias na cidade de Sumé, nas quais os 30 selecionados subiram ao palco para apresentar suas músicas no 7º Festival de Música da Paraíba, chegou o dia da grande final que vai premiar os três primeiros lugares, o melhor intérprete e a música escolhida pela votação popular on-line. Às 19h do próximo domingo, 14 finalistas se apresentarão no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa, com show de encerramento de Cátia de França. A entrada é gratuita.

Foto: Leonardo Ariel

 Assustado

Hoje (07), teremos mais uma edição do Assustado da Ruth Avelino, com as melhores músicas nacionais e internacionais dos anos 70, 80 e 90. Como estamos no período junino, essa edição contará também na programação musical, um forrozinho das antigas. A festa é realizada no Clube Cabo Branco, a partir das 21h. Ingressos antecipados pelo Sympla ou lá na bilheteria: R$35 (meia) e R$40 + 1 kl de alimento (social). A discotecagem será dos DJs Zé Marcos e Dori.

 Cabaceiras 

Começa hoje na “Roliúde Nordestina”, como também é conhecida Cabaceiras, a Festa do Bode Rei, que completa 25 anos de realização. A festa segue até o próximo domingo (9) e, para celebrar seu 25 aniversário, o evento contará, com na programação, diversas atividades, a exemplo da feira, exposição, comércio de animais, gastronomia, atrações culturais e competições; tudo envolvendo os caprinos e ovinos, animais característicos da região e símbolos da resistência em meio à seca. Outra novidade é que a festa deverá contar com mais um palco para apresentações de forró, ao lado dos já existentes palco principal, palco regional e palco cultural.

Fotos: Teresa Duarte

 Campanha São João

O Governo da Paraíba, em parceria com a Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual (Reamcav), lançou oficialmente a campanha “Não é Não, também no São João” - Pense num respeito arretado!. A iniciativa visa combater a importunação sexual durante as festividades juninas, alertando a população sobre este crime que, de acordo com o Código Penal, pode resultar em pena de 1 a 5 anos de detenção, sendo inafiançável. A campanha é obrigatória em eventos realizados ou patrocinados pelo Governo do Estado, conforme estabelecido pela Lei 12.724/2023.A campanha educativa é realizada pela Reamcav, em conjunto com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. De acordo com a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, é crucial conscientizar a sociedade sobre a gravidade da importunação sexual. 

Araruna 

Dando continuidade à nossa visita ao município de Araruna, através do projeto “Expedição: Jornalistas na Estrada", que é formado por mim e as jornalistas Alessandra Lontra, Ana Célia Macêdo, Rosa Aguiar e Ruth, eu trago hoje para vocês um detalhe para os admiradores do turismo religioso. Quem gostar desse tipo de turismo não pode deixar de conhecer a Capela de Santo Antônio, que fica instalada no marco zero da cidade e foi construída entre 1830 e 1845, resultado de uma promessa feita a Nossa Senhora da Conceição. Ela foi construída no estilo barroco rural, possui ainda muitos elementos originais da época, entre eles o altar todo em madeira, oratório e imagens antigas, inclusive o famoso Santo Antônio, que ladeava a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Segundo o historiador e diretor de Cultura do município, Wellington Rafael, a Capela de Santo Antônio era o prédio principal da vila onde tudo acontecia, inclusive um fato histórico, que foi a participação das mulheres da cidade que vinham a missa armadas com paus e pedras durante o movimento Ronco das Abelhas”.

Fotos: Teresa Duarte

 *Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de junho de 2024.