João Pessoa, Bananeiras, Campina Grande e Areia | 05/05/2023

Fotos: Teresa Duarte.

por Teresa Duarte*

João Pessoa I

Quem aprecia a arquitetura de igrejas históricas uma excelente opção em João Pessoa é o Centro Cultural São Francisco. O complexo, que fica localizado no Centro da Capital, inclui a Igreja de São Francisco, Convento de Santo Antônio, Museu de Arte Sacra, além de algumas capelas cuja construção foi iniciada em 1589 e concluído em 1788. Entre os destaques da Igreja de Santo Antônio estão o coro, de onde vê muitos móveis em mogno e se tem bela vista panorâmica da igreja; Capela Dourada, com uma enorme cobertura de ouro e a sacristia, com pedaços do piso feito com mirra que até hoje exala um pouco do perfume. A visita é conduzida por um guia explicando todos os detalhes da arquitetura do local, que inclui manifestações artísticas feitas no estilo barroco e o uso de muito ouro, mármore e azulejos pintados. Informações pelo telefone (83) 3218-4505.

João Pessoa II

Hoje (05), a jornalista Ruth Avelino promove o primeiro Assustado de Ruth Avelino de 2023, festa retrô que movimenta a vida noturna da cidade. O evento, que só toca músicas dos anos 70, 80 e 90, acontece a partir das 21h, no Esporte Clube Cabo Branco. Ótima opção para dançar e encontrar pessoas bacanas. Ingressos R$ 32. Compre antecipado pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/assustado-ruth-avelino/1956622.

Bananeiras (foto Teresa Duarte).JPG

Bananeiras

O São João de Bananeiras 2023, que está marcado para acontecer de 16 a 25 de junho, será realizado em um novo local. De acordo com a prefeitura da cidade, o Bananeiras Parque está localizado em uma área de 41 mil metros quadrados, na ‘Cidade Alta’ de Bananeiras, às margens da PB-103 (sentido Bananeiras-Dona Inês). Segundo a gestão municipal, o parque contará com espaço para shows, camarotes, alimentação e estacionamento. As obras ainda não estão concluídas, mas a previsão é de que o local fique pronto antes do início do São João.

Campina Grande

O Ministério do Turismo entrou em clima junino e já está divulgando as principais festas da época em suas redes sociais e junto à imprensa nacional e internacional. Em reportagem especial, distribuída para a imprensa, o MTur destaca os 40 anos do Maior São João do Mundo, festa realizada em Campina Grande, na Paraíba. A festa terá início no dia 1º de junho e atrairá milhões de pessoas de todos os recantos do Brasil e do mundo.

Areia

A Trilha do Cume é um dos belos passeios da Comunidade Chã de Jardim, localizada às margens da rodovia PB 060, estando situada a 118 km de João Pessoa, 45 km de Campina Grande e a 5 km do município de Areia. A trilha que é feita na Mata do Pau Ferro, conta com nove roteiros que são preparados de acordo com o turista. Pode ser café da manhã/caminhada ecológica de 2 km/banho de bica, café da manhã/caminhada ecológica de 5 km/banho de bica/contemplação da barragem, cesta de piquenique com produtos regionais/caminhada ecológica de 400 metros, cesta de piquenique com produtos regionais/caminhada ecológica de 2 km/banho de bica, cesta de piquenique/caminhada ecológica de 5 km/Banho de bica/contemplação da barragem, trilha ecológica de 5 km/banho de bica/barragem, ou fazer apenas a trilha ecológica de 2 ou de 1 km. Informações com Luciana Balbino de Souza (Coordenadora da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade Chã de Jardim) 99998-25-97/99344-7680.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 5 de maio de 2023.