João Pessoa, Bananeiras, turismo em alta e decretos | 07/01/2022

- Foto: Foto: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa

Hoje, às 10h, será feito o lançamento a imprensa da 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que tem como tema “Toda Arte que vem do Mar”. O evento será realizado na Avenida Cabo Branco, número 2260, no próprio local do evento, que será uma homenagem aos homens e mulheres, em sua maioria de João Pessoa, Cabedelo e Pitimbu, reconhecidos por um trabalho que transforma escamas, conchas, mariscos e outros elementos em arte, em personalidade, em pedaços da nossa cultura e de nossas raízes. O salão, que será realizado iniciado no próximo dia 12 e acontece até o dia 02 de fevereiro é uma realização do Governo do Estado, através do Programa de Artesanato Paraibano – PAP em parceria com o Sebrae-Paraíba, com apoio da Empresa Paraibana de Comunicação- EPC, Prefeitura Municipal de João Pessoa e diversos órgãos do governo estadual.

Ocupação Hoteleira

O litoral paraibano está cheio de turistas. Estima-se que no mês de janeiro, a média de ocupação hoteleira seja 80% nas cidades do litoral paraibano, já no réveillon a média foi em torno de 95%. A informação foi divulgada pela Empresa Paraibana de Turismo (Pbtur), baseada nos 200 estabelecimentos de hospedagem inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Na avaliação da presidente da PBTur, Ruth Avelino, o fluxo de turistas no verão 2021-2022 está bem melhor comparado a janeiro do ano passado e até antes da pandemia.

Turismo em Alta (Foto Teresa Duarte).jpg

Turismo em Alta (Foto Teresa Duarte)

Conhecer o interior da Paraíba nunca esteve tão em alta. A rota gastronômica, rota dos engenhos, a beleza e o clima frio do Brejo e passeios ecológicos. Em Araruna está localizada a Pedra do Boca, um dos pontos turísticos ecológicos mais importantes do Estado. Lá, grandes pousadas se instalaram e tem sido o local mais procurado dos turistas no interior da Paraíba. Já em Bananeiras, o clima frio, a culinária, os condomínios fechados de alto luxo e a rota dos engenhos da região tem levado muita gente a conhecer a região. Em Cabaceiras, conhecida como a Roliúde Nordestina, a paisagem ímpar com lajedos típicos da região do Cariri chamam atenção. Lá, os hotéis com clima bucólico têm levado muitos turistas a visitar o local. A presidente da PBTur destaca ainda que o Sertão também está em alta na procura dos turistas, como a cidade de Sousa, com seu Vale dos Dinossauros.

Decreto

O último decreto, que foi publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE) do último dia 04, estabelece a exigência do passaporte vacinal da covid-19 para acessar shoppings e salões de beleza em todo o estado da Paraíba. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação e é válido até o próximo dia 31. De acordo com a normativa, em seu primeiro parágrafo, ficou determinada a flexibilização da capacidade de atendimento de lojas de conveniência, bares, lanchonetes e restaurantes e similares a 80% da capacidade de ocupação total. No período compreendido entre 03 de janeiro a 31 de janeiro de 2022 também fica permitido o funcionamento de cinemas, teatros e circos, com 80% da capacidade máxima.

Bananeiras (Foto Teresa Duarte).JPG

Bananeiras (Foto: Teresa Duarte)

A disputa entre Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) para saber qual realiza o maior São João do Mundo está ganhando um outro candidato ao título forte. Bananeiras, cidade que fica na região do Brejo da Paraíba, fez o pré-lançamento da festa junina, já batizada de o Melhor São João do Mundo. Com a construção de um parque de 20 mil metros quadrados e capacidade de receber cerca de 35 mil pessoas, a festa tem até programação de shows com as confirmações das presenças de Luan Santana, Elba Ramalho, Ávine e Matheus Fernandes, Flávio José e até Alok, entre outros.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 7 de janeiro de 2022.