João Pessoa, Brasil Mostra Brasil, Pilões, Matinhas | 14.07.2023

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa

Peninha, Joanna e Padre Nilson, reizado, missas, exposições de arte. Estas são algumas das atrações presentes na Festa das Neves 2023. O evento será realizado no período de 27 próximo aaté 5 de agosto no Parque Solon de Lucena e no adro da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, A programação no Parque Solon de Lucena será aberta no dia 27 próximo, com uma missa que terá participação da cantora Joanna. Ainda se apresentam no local o padre Márcio (dia 28), Caronas do Opala (dia 29), Tuareg’s e Felipe Rossi (dia 30), Padre Rui e Padre Puan Ramos (dia 3), Padre Nilson (dia 4) e Vinícius Mendes e Peninha (dia 5).

Brasil Mostra Brasil

Não passar despercebido na Multifeira. É o que buscam muitos expositores da Brasil Mostra Brasil. Para isso, investem na criatividade e chamam a atenção do público com o intuito de mostrar e vender seus produtos. Na lógica de negócios com entretenimento, sereia e barbies invadiram a BMB. A visita da Sereia vai acontecer até o final do evento no estande das Sereias da Penha. A personagem é representada por uma estudante e moradora da comunidade, onde um grupo de mulheres artesãs fazem o beneficiamento da escama do peixe, transformando em arte o que ia para o lixo.

Pilões I

A programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2023, será encerrada no próximo domingo (16), no município de Pilões. Dentro da programação em Pilões há shows musicais, concertos, rotas turísticas, feiras de gastronomia e artesanato, exposições, desfiles, espetáculos infantis, oficinas, contação de histórias, visitas e a inauguração do Museu Arqueológico de Pilões. Hoje (14) será o dia do Roteiro turístico cultural, que vai passar pela Cooperativa de Floricultores, Cachoeira da Manga e a Casa da Cocada; no Museu terá a Exposição Tiago Almeida; feira de gastronomia e artesanato, festival de Cordel de Pilões, Roda de Conversa com o poeta e escrito Bráulio Bessa e o Show musical com Os Três do Nordeste. Amanhã (15), será a vez da Rota turística – Rapel na Pedra do Cruzeiro e Eco Parque, Exposição Tiago Almeida no Museu, Forró com Farinha no Memorial Casa de Farinha, Concerto na Igreja Centenária Sagrado Coração de Jesus, Show musical com Os Três do Xamego, Cezzinha, Lalo Sanfoneiro e Banda.

Pilões II

A cidade de Pilões, ganhou na noite da última segunda-feira (10), o Museu de Arqueologia, que abriga uma coleção com mais de 200 peças arqueológicas e 22 conjuntos funerários dos povos Tupiguarani e Aratu, encontrados no solo próximo à subestação da cidade. A solenidade de inauguração aconteceu no mesmo dia da abertura da programação da Rota Cultural Caminhos do Frio. O Museu terá como diretor Juvandi Sousa, coordenador do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba. O Museu de Arqueologia funciona no antigo prédio do Mercado Público da cidade, cedido pela Prefeitura, e reformado pela Companhia em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e outras entidades, para servir como local de abrigo do novo Museu.

Matinhas (Foto Teresa Duarte).jpg

Matinhas

Conhecida como a “terra da laranja”, o município paraibano de Matinhas, distante 135 quilômetros de João Pessoa, é a terceira cidade do Brejo a receber a 18ª edição da Rota Cultural Caminhos do Frio. O período de visitação começa nessa segunda-feira (17) e vai até domingo (23). A Rota Cultural Caminhos do Frio 2023, vai passar pelos municípios de Areia (03 a 09 de julho), seguindo para os municípios de Pilões (10 a 16 de julho), Matinhas (17 a 23 de julho), Solânea (24 a 30 de julho), Serraria (31 de julho a 06 de agosto), Borborema (07 de Agosto a 13 de agosto), Remígio (14 de agosto a 20 de agosto), Bananeiras (21 de agosto a 27 de agosto). Alagoa Grande (28 de agosto a 03 de setembro), encerrando em Alagoa Nova (04 de setembro a 10 de Setembro).

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 14 de julho de 2023.