João Pessoa, Campanha Boticário, Areia, Pirpirituba e Trilhas e trekkings | 02/12/2022

publicado: 02/12/2022 00h00, última modificação: 07/12/2022 11h56
João Pessoa (Foto Teresa Duarte).jpg

- Foto: Foto: Teresa Duarte

tags: João Pessoa , Campanha Boticário , Areia , Pirpirituba , Trilhas e trekkings

por Teresa Duarte*

João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou no início dessa semana a programação do “Natal dos Sentimentos”, realizado no período de 1 a 29 deste mês. O Natal dos Sentimentos, evento que além da iluminação do Parque da Lagoa e outros pontos da cidade, contempla ações em todo o município como maratona, Desfile dos carros da Cola-Cola, atividades teatrais, apresentações musicais, presépio, concertos e outras atrações natalinas. A programação começou na última quinta-feira (1o) e segue até o dia 29 de dezembro, com o show de Natal com o padre Nilson Nunes, no Busto de Tamandaré.

Campanha Boticário

Uma pesquisa realizada neste ano pela DOJO e KOGA - intitulada Brasil de Bolhas - revelou que estamos deixando de conversar. Dos dois mil entrevistados em todo o país, 58,9% das pessoas afirmaram que tentam constantemente convencer os outros a respeito do que acreditam. O dado reflete um contexto de distanciamento que é, cada vez mais, observado nas relações interpessoais. Entendendo a importância de retomarmos as conexões neste fim de ano, Boticário lança uma campanha de Natal inspiradora que incentiva a reaproximação e tem como objetivo central despertar uma reflexão propositiva sobre o poder do amor e do respeito como forma de superar as diferenças - ocasionado pelos mais diferentes temas e motivos. Contextualizando como as discussões podem criar fendas entre pessoas que se gostam, a campanha de Natal propõe resgatar o amor e o respeito, como agentes transformadores capazes de unir as pessoas e restabelecer relações.

Areia (Foto Teresa Duarte).JPG

Areia

E hoje à noite no município de Areia o Engenho Triunfo em parceria com a Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura) realiza o Segundo Natal Rural Iluminado, às 20h. A noite será bastante iluminada e aconchegante, onde os participantes poderão apreciar um jantar delicioso ao som de uma boa música, na ocasião, o Engenho Triunfo lançará uma nova cachaça e a Casa do Doce lançará um doce que se harmoniza com a cachaça triunfo. A proprietária do Engenho Triunfo e organizadora do II Natal Rural Iluminado, Maria Júlia de Albuquerque Baracho, explica que o evento surgiu no ano em que a Prefeitura de Areia informou que não iria iluminar a cidade em 2021.

Pirpirituba

Em sua 4a edição, a Rota Cultural Raízes do Brejo, acontece nesta sexta-feira (2 de dezembro), com atividades presenciais no município de Pirpirituba, que se destaca como o nono município a realizar o evento. Em seguida, no período de 9 a 11, a Rota acontece no município de Pilõezinhos, encerrando a programação 2022. Segundo o presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Jaime Souza, o projeto tem o objetivo de fomentar e divulgar a identidade das cidades por meio da arte, da culinária e da cultura.  A Rota Cultural Raízes do Brejo teve início no dia 23 de setembro no município de Belém e desde então segue pelas cidades de Alagoinha; Duas Estradas; Lagoa de Dentro; Serra da Raiz; Borborema; Dona Inês e Guarabira. Nesta sexta-feira chega a Pirpirituba e se encerra no período de 9 a 11 em Pilõezinhos.

Trilhas (Foto Teresa Duarte).jpg

Trilhas e trekkings

De acordo com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), depois da pandemia, houve um aumento de 20% no fluxo de turistas por trilhas e trekkings, que são esportes terrestres realizados ao ar livre, como forma de lazer ou até competição. No estado, as trilhas mais conhecidas estão no Parque Estadual Pedra da Boca, em Araruna; Cachoeira do Roncador, em Bananeiras, Lajedo do Pai Mateus, em Cabaceiras, Lajedo do Marinho, em Boqueirão e a Cachoeira do Ouricuri e Pedra do Cruzeiro, em Pilões. Entretanto, diversas outras permeiam a Paraíba, propondo desafios para quem procura a experiência.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 2 de dezembro de 2022.