João Pessoa, Campina Grande, Salão do Artesanato, Arraiá, Bananeiras

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa

O XX Concurso Paraíba Junino 2023 foi iniciado na última segunda-feira (12), com a apresentação de oito quadrilhas. E foi uma noite com representações belíssimas exaltando a cultura nordestina e toda a tradição junina. O Festival, que envolve as juninas de todo o estado, segue até hoje (16), a partir das 19h, com a escolha da Rainha do Milho, Rainha da Diversidade, Casal de Noivos e Casal Junino, enquanto que a animação ficará por conta do Alberto Bakana, Juizé, Lukete e os Gonzagas. O XX Concurso Paraíba Junino 2023 é realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope) e em parceria Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba (Fequajune-PB) e Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa.

Campina Grande

O Parque do Povo será ampliado e o espaço poderá receber até 90 mil pessoas. Atualmente, o palco do Maior São João do Mundo pode receber um público de até 57,2 mil participantes. O projeto de revitalização, prevê, além da ampliação, a construção de um túnel entre os dois parques. A licitação das duas obras está prevista para o próximo mês de julho. As duas intervenções vão aumentar o espaço da festa em cerca de 40 mil metros quadrados.

Salão do Artesanato (Foto Teresa Duarte).JPG

Salão do Artesanato

O 36º Salão do Artesanato Paraibano, iniciado no último dia 8 em Campina Grande, homenageia a feira central da cidade e os 40 anos do Maior São João do Mundo. Com o tema ‘Tudo Vira Arte na Feira de Campina’, o salão tem expectativa de movimentar R$ 1 milhão. O 36º Salão do Artesanato Paraibano acontece na Avenida Prefeito Severino Bezerra Cabral, nº 1500, na entrada de Campina Grande. A estrutura funciona todos os dias, até 2 de julho, das 15h às 22h. A entrada é gratuita, com possibilidade de doação de um quilo de alimento não perecível, para posterior entrega a instituições filantrópicas.

Arraiá

A 4ª Edição do Arraiá do Nalldo, criado e realizado pelo promoter Naldo Barbosa, vai acontecer no restaurante panorâmico do Esporte Clube Cabo Branco, hoje (16), e terá como atrações Tiago Lopes e banda e um trio pé de serra que não vai deixar a poeira baixar no salão, tocando a verdadeira música junina para quem gosta de arrasta pé. Haverá ainda formação de quadrilha junina com os forrozeiros da noite, sorteio de brindes e a escolha da Rainha do Arraiá, que será escolhida entre as mulheres que estiverem no salão com traje típico da época..

Bananeiras (Foto Teresa Duarte).JPG

Bananeiras

A cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano, já está com as ruas decoradas para os festejos juninos, para iniciar hoje (16) a programação do São João 2023, que se realizará até o próximo dia 25 de junho, com o slogan, “Melhor São João das nossas vidas”. A programação conta com atrações como Wesley Safadão, Taty Girl, Matheus e Kauan, além de nomes tradicionais do forró como Flávio José, Dorgival Dantas, Santanna e Eliane. A expectativa, de acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Karina Azevedo, é que mais de 25 mil pessoas estejam presentes no evento.  A programação de abertura será um encontro entre dois artistas do forró pé de serra: Flávio José e Santanna o Cantador. Na mesma noite, se apresenta a cantora Taty Girl, com forró das antigas.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 16 de junho de 2023.