Notícias

João Pessoa, Conde e Bananeiras | 29/10/2021

publicado: 29/10/2021 08h00, última modificação: 03/11/2021 11h27
João Pessoa (Foto Roberto Guedes).JPG

- Foto: Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

 João Pessoa (Foto Teresa Duarte)

João Pessoa vai ganhar um espaço para contar sua história e ver sua produção artística e cultural retratada para seus moradores e turistas. O Museu da Cidade será inaugurado no dia 4 de novembro e funcionará no palacete situado na Praça da Independência, número 92, no Bairro de Tambiá. O endereço é do prédio onde morou o ex-presidente João Pessoa, que abrigará mostras temporárias e outras que remontam a história do próprio local e do homem que dá nome a cidade capital da Paraíba. A cerimônia com a presença do Governador João Azevedo terá início às 10h, mas segue aberta ao público em geral com apresentações de música e declamação de poesias durante do dia e com várias exposições relacionadas à história da casa e seu entorno, dos acontecimentos que levaram ao assassinato do Presidente João Pessoa e consequentemente à Revolução de 1930. O espaço contará ainda com uma visão da cidade atualmente com sua paisagem e sua gente; exposição da cidade vista por seus artistas e seus fotógrafos; descrição ilustrada de uma crônica de José Américo de Almeida e uma apresentação, também ilustrada, do poema “Itinerário Lírico da Cidade de João Pessoa”, de autoria de Jomar Morais Souto. O coordenador do Museu da Cidade de João Pessoa (MCJP) é o artista visual e crítico de arte, Dyógenes Chaves.

Voos

Para atrair mais turistas do Sul e Sudeste, as festas de Fim de Ano e início de 2022 na Paraíba, os integrantes do Trade Turístico de João Pessoa se reuniram recentemente com os empresários de companhias aéreas no sentido de aumentar a quantidade de voos para a capital. As reivindicações foram com os empresários das empresas Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, Azul Viagens e Itapemirim Linhas Aéreas. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, que também participou da reunião do Trade Turístico, junto aos empresários das companhias aéreas, disse que para o réveillon a rede hoteleira já está com 70% de reserva. Ela acredita que quando chegarmos no mês de dezembro as reservas devem atingir 95% ou mais. Ela explicou que antes da pandemia, João Pessoa tinha 22 voos diários, e hoje tem cerca de 17.

 Bica (Foto Teresa Duarte).jpg

Bica (Foto Teresa Duarte

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) situado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n-Róger, abrirá os portões para receber crianças, jovens, adultos e idosos no Feriado de Finados. O parque ficará aberto das 8h às 17h, com a bilheteria até 16h30. A entrada custa R$ 2 por pessoa. Crianças, até 7 anos, nem os idosos não pagam.

Conde

A empresária e turismóloga Marília Melo, sócia proprietária da Aruanã Pousada no município do Conde, afirmou que as expectativas no município para as festas de Fim de Ano, são as melhores possíveis, dentro da realidade que vive a Paraíba. Conforme ela o avanço da vacinação traz ótimas estimativas de ocupação para as pousadas porque as pessoas estão se sentindo mais seguras para sair de casa e viajar. O número de reservas para os meses de dezembro e janeiro nos finais de semana já estão esgotados

 Bananeiras (Foto Teresa Duarte).JPG

Bananeiras (Foto teresa Duarte)

Amanhã, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) levará jornalistas ao município de Bananeiras para conhecer o roteiro de experiências inaugural, do Prove Paraíba. Um projeto de consultoria da Cantaloupe para implementação de roteiros de experiências. Nesta edição “Subindo a Serra”, o projeto chegou a Bananeiras e região circunvizinha, com a participação de 20 empresas selecionadas pelo seu grande potencial turístico. Esse roteiro de experiências inaugural será apresentada exclusivamente para imprensa e patrocinadores, para mostrar a todos que a melhor forma de se Provar a Paraíba é através da experiência.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 29 de outubro de 2021.