João Pessoa, Cuité, Pilões e Aguiar | 25/11/2022

- Foto: Foto: Teresa Duarte

tags: João Pessoa , Cuité , Pilões , Aguiar

por Teresa Duarte*

João Pessoa I (Foto Teresa Duarte)

Com o tema "Senhora da Penha, dá-nos sabedoria e amor; ensina-nos a construir uma sociedade justa, fraterna e de paz", a Romaria de Nossa Senhora da Penha será realizada amanhã (26) em João Pessoa, após 2 anos de restrições devido a pandemia da Covid-19. De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, a programação será iniciada às 17h, quando a imagem de Nossa Senhora da Penha sairá em carreata do Santuário até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro, que é o local de concentração e saída da Romaria. Às 22h é iniciada a caminhada com destino ao Santuário onde, por volta das 3h30 da manhã, é celebrada a missa solene campal de encerramento após os 14km do trajeto.

João Pessoa II

O Mons. Nereudo, do Santuário Nossa Senhora da Penha, está confiante, "estamos voltando a tomar as ruas de João Pessoa e este é um momento muito aguardado pela centena de milhares de pessoas que caminham, todos os anos, numa demonstração de fé, de esperança. A Romaria traz muitos elementos da fé do povo e, sem dúvida, a emoção do reencontro esse ano tornará tudo ainda mais especial".

Cuité (Foto Teresa Duarte)
Cuité (Foto Teresa Duarte).JPG

A Paraíba desponta na área do turismo religioso em vários municípios. Em Cuité, região do Curimataú Paraibano, para quem faz estudos na interpretação do Evangelho, uma excelente opção é vivenciar todo o trajeto de morte e ressurreição de Jesus que tem sido um grande atrativo para os romeiros. O local revela a história da Via Sacra mostrando os 15 passos de Jesus na via dolorosa, desde a condenação até a sua morte. A encenação é feita ao ar livre ao longo da rua Samuel Furtado, numa extensão de 3 quilômetros da dolorosa Via até o Monte Calvário onde Jesus Cristo foi crucificado entre dois malfeitores e ao jardim onde foi sepultado em um sepulcro escavado na rocha. O evento é realizado sempre na Sexta-feira da Paixão e o evento que faz parte do calendário nacional do Ministério do Turismo.

Pilões

Conhecida como a “Novíssima Jerusalém”, o município de Pilões realiza há mais de 40 anos o maior espetáculo ao ar livre da Paraíba. A “Paixão de Cristo” contada pelo Teatro Padre Matheus, em praça pública, ao ar livre, no largo da matriz do Sagrado Coração de Jesus, sempre na Sexta Feira Santa, ao cair da noite, levando os personagens bíblicos saltam das linhas do livro sagrado, com uma multidão participando das cenas, revivendo a história de Jesus.  Com mais 80 atores amadores e cerca de 100 figurantes o espetáculo é uma realização da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e Associação dos Moradores e Amigos de Pilões, e trata com muita emoção a contação da história de Jesus usando como palco o topo dos 54 degraus das escadarias da paróquia da cidade. A peça é dirigida por Hermes Castro, e apenas artistas da terra participam da encenação teatral que é uma das principais atividades culturais do município.

Aguiar (Foto Teresa Duarte) Aguiar (Teresa Duarte).JPG

A igreja da Comunidade Ave Maria, zona rural do município de Aguiar, que já é conhecida pela devoção do povo e pela grande cavalgada e romaria realizada todos os anos no mês de junho. Evento religioso que já é tradição na cidade e símbolo de fé e resistência por atrair centenas de devotos de Nossa Senhora de Fátima, que vem ao local a pé e em cavalaria se encontrar no Cruzeiro Alto da Serra. O local, também tem como atrativo do turismo religioso a imagem da Nossa Senhora de Fátima colocada ao lado do Cruzeiro Alto da Serra, chamado de “Santuário Ave Maria”. Uma bela imagem que vale a pena ser visitada pelos devotos.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 25 de novembro de 2022.